Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica acontece nesta semana em Curitiba 16/05/2023 - 11:53

Entre os dias 18 e 20 de maio, a sede da Secretaria de Estado do Esporte recebe o Campeonato Paranaense Individual de Ginástica Rítmica categoria adulto e o Torneio Elisabeth Laffranchi. Os eventos reúnem 19 clubes de 10 municípios do Paraná, sendo 149 ginastas competindo no Torneio e 43 no Campeonato adulto. Os eventos são promovidos pela Federação Paranaense de Ginástica, com a realização do Clube Agir e em parceria com o Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O diretor de infraestrutura e projetos da SEES, Rogério Riva fala sobre o papel do Governo em apoiar a prática esportiva: “Há muito tempo temos uma parceria espetacular com a ginástica, e o resultado disso são os resultados expressivos que tivemos com atletas paranaenses em campeonatos internacionais nos últimos anos, o Paraná e o Brasil tem se mostrado cada vez mais”. Riva ainda comenta que o incentivo em eventos tem sido importante para fomentar o esporte: “Estamos sempre buscando fomentar a participação em diversas modalidades esportivas e para isso temos apoiado eventos municipais e estaduais, sejam da iniciação ou do alto nível, visando campeonatos nacionais e mundiais.”

O Campeonato Paranaense Individual de Ginástica Rítmica é voltado para atletas a partir dos 16 anos e contará com a presença de Bárbara Domingos, atual campeã brasileira da categoria adulto, medalhista de ouro no Grand Prix de Thiais (França), bronze no Sofia World Cup (Bulgária) e na Copa do Mundo da Grécia, e também de Maria Eduarda Alexandre, campeã brasileira juvenil e finalista nas Copas do Mundo de Tashkent (Uzbequistão) e Baku (Azerbaijão). O evento é preparatório para o Brasileiro da categoria que acontece em junho, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Já focado em atletas iniciantes a partir de 8 anos, o Torneio Elisabeth Laffranchi homenageia a precursora da ginástica rítmica no Brasil, Elisabeth Laffranchi, que foi vice-presidente do Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica por quase duas décadas.

A presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, fala que a competição conta com um nível alto de atletas, uma vez que várias das participantes competem nacionalmente nas categorias de elite: “Além de termos ginastas da elite nacional competindo, duas delas foram finalistas em Copas do Mundo esse ano, então é uma responsabilidade grande para a arbitragem do nosso estado, mas estamos preparados para receber as melhores ginastas do Brasil”.

Márcia comenta também sobre o Torneio Elisabeth Laffranchi, que acontece simultaneamente ao campeonato paranaense e que foi onde muitas atletas do alto rendimento da modalidade iniciaram: “O torneio é bem interessante porque ginastas que nunca competiram vão ter essa experiência pela primeira vez, com árbitros e avaliações, então é bem importante porque muitas ginastas que estão hoje na seleção brasileira tiveram sua primeira participação nesta competição.”

O evento é aberto ao público e a abertura acontece nesta quinta-feira (18), às 19h no Ginásio 01 (Clube Agir), na Secretaria de Estado do Esporte.

Data: 18, 19 e 10 de maio

Local: Secretaria de Estado do Esporte - Ginásio do Clube Agir - Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020 - Capão da Imbuia, Curitiba/PR

Cerimônia de abertura: 18 de maio às 19h

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA