Campeonato Paranaense de Beach Flag movimenta o posto do Verão Maior Paraná em Shangri-lá 10/01/2023 - 10:25

O Campeonato Paranaense de Beach Flag, organizado pela Federação Paranaense de Futebol Americano, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, ocorreu na praia de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. O evento faz parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza inseridos no Verão Maior Paraná.

Seis equipes participaram da competição, sendo quatro masculinas - Bristle Backs, Guardian Saints, HP e Swamp Boys - e duas femininas - Bristle Backs e Guardian Saints. Na sexta-feira (6) e no sábado (7), os times disputaram, em ambas categorias, a fase de classificação, e no domingo (8) ocorreram as finais e a disputa de 3º lugar na categoria masculina.

O profissional de Educação Física e atleta do Guardian Saints, Arthur Barcelos, explica que o futebol americano possui diferentes estilos, sendo o tradicional chamado de Full Pads e as variações são o Flag, jogado na grama, e o Beach Flag, jogado na areia. “Nas modalidades de Flag a gente trabalha as mesmas regras, mas temos diminuição de contato. Os equipamentos utilizados são diferentes, uma vez que não se usa nem capacete, nem ombreiras e colete, mas sim, uma cinta com duas fitas laterais acopladas. Ao invés de derrubar a pessoa para parar uma jogada, o atleta precisa retirar a fita”, afirma Barcelos. Ainda, de acordo com o professor, no geral, as regras e jogadas são basicamente as mesmas do Full Pads, com os times de defesa e ataque e o ganho de território com as quatro descidas.

Para um dos árbitros do campeonato, Eduardo Medeiros Schutt, a competição jogada na areia é “muito mais descontraída e o pessoal parece se divertir mais, com o campo menor e jogadas mais rápidas”. Na opinião da atleta do Silverhawks - que não competiu nesse campeonato, mas fez parte da comissão organizadora - e profissional de Educação Física, Patrícia Trindade, o Beach Flag é uma forma de entusiastas do futebol americano que têm receio com o contato físico praticarem o esporte de maneira mais leve. Como o contato entre os jogadores é expressamente proibido nas variações de Flag, o esporte se torna menos bruto e mais dinâmico do que o Full Pads, o que faz, inclusive, que muitas mulheres busquem jogar essa variação do futebol americano.

A atleta do Bristle Backs, Beatriz Magalhães, explica que seu time possui apenas quatro meses de treino, com mulheres que vieram muito inexperientes e que, no geral, possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre o esporte, mas que enxergam o exposto por Patrícia Trindade. “Eu vim de uma fase muito sedentária da minha vida e o esporte proporcionou uma grande mudança de qualidade de vida. Agora eu treino, me alimento melhor, durmo melhor, cuido mais de mim mesma, tudo pelo esporte”, afirma a atleta do Bristle Backs.

O time de Magalhães sagrou-se o grande campeão da categoria feminina, enquanto seus parceiros de time na categoria masculina ficaram com a 3ª colocação. Os grandes campeões do Campeonato Paranaense de Beach Flag na modalidade masculina foram os Swamp Boys e o time HP ficou em 2º lugar.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. O projeto conta com o patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil e do Sicredi, com o apoio da Fecomercio/SESC e das prefeituras municipais.