CNTA recebe Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20 em evento-teste 02/05/2021 - 16:11

O Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), localizado em Cascavel, recebeu neste fim de semana a sua primeira competição oficial. O evento-teste aconteceu com a realização do 54º Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20, realizado pela Federação de Atletismo do Paraná (FAP). A intenção foi avaliar o complexo esportivo em funcionamento e também testar os protocolos sanitários para a realização de provas no local e em outras instalações no estado.

Segundo o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, o resultado foi um sucesso.  “O evento reuniu 180 atletas, recordes batidos e, principalmente, o protocolo de saúde foi aprovado”. Uma ação fundamental, segundo avaliação do superintendente, “para que seja mais segura e bem planejada a retomada do esporte paranaense”.

Vale lembrar que o evento não contou apenas com atletas federados no Paraná. Competidores de outros estados também puderam participaram, haja vista que o campeonato foi a última possibilidade para se conseguir índice para o Mundial Sub-20 da modalidade, que acontece no mês de agosto em Nairobi, capital do Quênia.

Quem conseguiu a vaga foi Gabriel Luiz Boza (Memorial/Santos/Fupes), no salto em distância, com a impressionante marca de 7,90 metros. É a melhor do ano, o que faz Boza, natural de São José dos Pinhais, assumir a liderança do ranking mundial sub-20. Para se ter uma ideia, o recorde mundial feminino adulto da prova é de 7,52m, de Galina Chistyakova, conseguido em 1988, defendendo a antiga União Soviética. No masculino adulto, quem detém a melhor marca do planeta é o americano Mike Powell, feito realizado em 1991.

As disputas em Cascavel ainda registraram três índices para o Campeonato Pan-Americano de Atletismo Sub-20, um recorde estadual na faixa etária e outros cinco recordes da competição.

SUL-AMERICANO – Wirbiski confirmou também que, em reunião com a equipe da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ficou definido que o CNTA receberá em 2021 o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A previsão é que ele aconteça entre os dias 27 e 30 de maio.

O chefe do polo regional de Cascavel, da Superintendência do Esporte, Jeferson Lazaro Alves, comemorou a confirmação da vinda da competição internacional para o local. “Isso mostra como o CNTA já está se tornando um espaço esportivo importante não só para a nossa região de Cascavel, mas também para todo o estado”.

ESTRUTURA E INVESTIMENTO – O CNTA tem gestão compartilhada do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com a prefeitura de Cascavel. Foi erguido em um terreno de 86,2 mil metros quadrados e conta com quase 8 mil metros quadrados de área construída. O complexo tem uma pista externa emborrachada que foi importada da Alemanha, com as especificações chanceladas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF, sigla em inglês); pista de aquecimento coberta de 100 metros, arquibancada coberta para mil pessoas (por ora fechada ao público em virtude da pandemia), academia, auditório, piscina aquecida e alojamento para cem atletas. Também abriga uma estrutura de treinamento e acompanhamento médico, odontológico e psicológico, bem como de nutrição, fisiologia esportiva e equipamentos de última geração. O investimento foi de R$ 22 milhões, sendo R$ 16 milhões repassados pelo Governo Federal e R$ 6 milhões pelo Governo do Estado.

PRESENÇAS – Prestigiaram a competição, além do superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e o vice Renato Silva; o deputado estadual Marcio Pacheco; o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta; o presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins Junior, o Bira; o secretário municipal de Cultura e Esportes, Luiz Ernesto Meyer Pereira; o presidente da Fundação de Municipal de Esportes (FMEC), Edson Queiroz, e o chefe do polo regional de Cascavel, da Superintendência do Esporte, Jeferson Lazaro Alves.