Auxílio Esporte Escolar beneficiará atletas do Paraná 14/12/2021 - 07:43

Doze atletas do Paraná estão entre os estudantes que se destacaram em competições oficiais do Sistema dos Jogos Escolares Brasileiros para receber o Auxílio Esporte Escolar do Ministério da Cidadania. 

Ao todo serão 12 parcelas mensais de R$100, iniciando o pagamento em dezembro, para 1.404 alunos de 12 a 17 anos de todas as regiões do país. Eles integram as 1.373 famílias beneficiárias do programa Auxílio Brasil - que substituirá o Bolsa Família com novas regras e envolvendo várias áreas. Cada família receberá também uma parcela única de R$ 1.000.

Os alunos-atletas contemplados do Paraná são das modalidades de Wrestling, basquetebol, atletismo ACD (atletas com deficiência), atletismo, judô e futsal, dos municípios de São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Curitiba, Apucarana, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Corbélia, Toledo, Cascavel e Nova Aurora.

O Auxílio Esporte Escolar é um dos benefícios complementares do novo programa permanente de transferência de renda do Governo Federal, o Auxílio Brasil, - destinadas para famílias de baixa renda. Dentro deste programa federal, um dos objetivos é possibilitar experiências práticas de trabalho em grupo e de desenvolvimento de habilidades individuais. Além disso, o benefício tem potencial para despertar talentos esportivos que representarão o país em competições internacionais no futuro.

O superintendente geral do esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destaca que o desporto escolar auxilia no desenvolvimento dos estudantes e também é uma ferramenta para mudanças sociais. “O auxílio é importante, pois estimula a prática esportiva de nossas crianças e adolescentes, o desenvolvimento de suas habilidades esportivas, além de auxiliar as suas famílias. É o esporte como ferramenta fundamental de desenvolvimento e transformação”, comenta. 

Para se enquadrar no programa, os estudantes contemplados conquistaram até a terceira colocação em modalidades individuais ou coletivas em 14 competições estaduais, distritais e nacionais realizadas ao longo deste ano. Do total de atletas, 1.023 competiram nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizados entre 31 de outubro e 05 de novembro, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e 121 participaram das Paralimpíadas Escolares, promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, de 23 a 26 de novembro, em São Paulo.

O Paraná foi campeão geral dos JEB’s com 79 medalhas - sendo 22 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze. A delegação paranaense ficou na primeira colocação, seguida por São Paulo e Santa Catarina, respectivamente com 75 e 70 medalhas.