Aulão no Complexo Esportivo Tarumã marca o Dia Mundial do Muay Thai 14/03/2024 - 15:39

O Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba, será palco de uma aula conjunta de Muay Thai, reunindo todas as equipes da capital paranaense, neste domingo, 17 de março, Dia Mundial do Muay Thai. Cada mestre e professor presente compartilhará uma técnica diferente da modalidade tailandesa, oferecendo aos mais de 2,5 mil participantes uma rara oportunidade de aprimoramento e aprendizado. O evento é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES).

O organizador e idealizador é o Grão-Mestre Rudimar Fedrigo, fundador da Chute Boxe, uma das mais renomadas academias de artes marciais do mundo. Ele ressalta a importância histórica do Muay Thai em Curitiba. “Aqui temos uma tradição muito forte no Muay Thai, introduzido pelo mestre Nélio Borges de Souza, já falecido. A luta se desenvolveu muito aqui, com vários campeões famosos, como Wanderlei Silva, Anderson Silva, Shogun, Chris Borges”.

O mestre Tico Pedroso, da academia World Strong Muaythai e um dos organizadores, afirma que a expectativa é alta por se tratar de uma união para mostrar a força da modalidade, que trouxe à Curitiba o apelido de Tailândia Brasileira. “É algo inédito no Brasil. Acredito que seja o pontapé inicial para algo muito grande. Faço o convite para quem não é praticante, para quem não conhece o Muay Thai, ir lá assistir”.

A comunidade terá a oportunidade de acompanhar o evento, que acontecerá entre 10h e 12h. Para entrar basta levar 1 quilo de alimento não perecível.

PARANÁ COMBATE - O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, e a equipe responsável pelos esportes de rendimento da pasta estiveram nesta quinta-feira (14) no município de Pato Branco. Foi anunciado que a cidade sediará a 4ª edição do Paraná Combate, que será disputada entre 11 e 15 de setembro, envolvendo dez modalidades: boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxng, kung-fu, muay thai, taekwondo e wrestling.

A competição foi idealizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e é realizada pela Secretaria do Esporte em parceria com as federações das modalidades. As duas primeiras edições (2021 e 2022) aconteceram em Londrina. Ano passado, Cascavel sediou o torneio, com participação de 2.268 atletas.