Atletas apoiados pelo Estado participam do Camping Escolar Paralímpico 2024 02/02/2024 - 11:41

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou três atletas paranaenses para uma experiência motivadora. Luan Gabriel Rega Rodrigues, da bocha de Curitiba, e Erick Campos de Jesus, da natação de Campo Mourão, ambos apoiados pelo Governo do Estado por meio do programa Geração Olímpica e Paralímpica, e André Pires Mathias, do atletismo de Paranaguá, participam do Camping Escolar Paralímpico, que reúne 152 atletas de 23 estados.

A iniciativa é do CPB, acontece desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas com idade entre 12 e 17 anos, selecionados por meio das Paralímpiadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. O evento começou em 28 de janeiro e segue até este domingo (04) no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo.

Durante o período na capital paulista, os atletas realizam treinos, participam de testes, avaliações e palestras. O CPB arca com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes. Os 152 atletas participantes são envolvidos em 10 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol para paralisados cerebrais, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

“Estou muito feliz por participar dessa experiência para aprender a conviver com outros atletas. É uma oportunidade única e espero evoluir bastante neste período em que poderemos acompanhar atletas de alto desempenho”, disse Luan Gabriel.

Do Paraná, o CPB também convocou os técnico, Darlan França Ciesielski Junior, da bocha de Curitiba, que é apoiado pelo Geração Olímpica e Paralímpica, e o treinador Antônio Jacinto dos Santos, do voleibol sentado de Maringá.

Jacinto também destaca a oportunidade. “Todos gostariam de estar aqui. Eu vim com a maior boa vontade do mundo para mostrar o serviço mesmo. Isso é importante para o Paraná e importante para o Brasil”, afirma.

PROGRAMA – O Geração Olímpica e Paralímpica, coordenado pela Secretaria do Esporte (SEES), é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País. O Estado já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1,2 mil atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

GALERIA DE IMAGENS