Alunos-atletas paranaenses competem em cinco modalidades na Gymnasiade 11/05/2022 - 13:10

A delegação paranaense garantiu diversos atletas nos pódios da Seletiva Nacional Gymnasíade (Jogos Escolares Mundiais), realizada entre os dias 07 de março e 18 de abril, nas cidades de Aracaju, Macapá, Rio Branco e Maricá.

A Gymnasiade é um evento poliesportivo mundial que acontece a cada dois anos. Organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) desde 1974, é considerada a olimpíada escolar. Como país participante, o Brasil conta com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) que, por meio das Federações Escolares Estaduais (no caso do Paraná, a FDE-PR), organiza a formação da delegação nacional que competirá por meio de seletivas.

A seletiva teve como principal objetivo definir os atletas que estarão compondo a delegação brasileira, que participará da competição internacional na Normandia (França) entre os dias 14 e 22 de maio. A delegação paranaense foi representada por 120 alunos-atletas.

Durante as competições, a delegação paranaense representará o Brasil em cinco modalidades das 12 disputadas. No atletismo, os alunos-atletas paranaenses são: Julia Ribeiro (400m rasos), Ana Valério (3000m), Helena Valério (1500m), Matheus Barros (Salto em distância) e Eric Cardoso (Salto em altura). Caroline Gomes de Castro e José Alexandre Martins da Costa são os representantes do Paraná e do Brasil no atletismo paraolímpico.

Na natação, os representantes paranaenses são: Sophia Reis (50m costas) e Lucca Tonin (100m costas). Anna Beatriz da Silva Santos será a representante na natação paraolímpica.

Maria Gamba competirá no judô, na categoria -70kgs; Julia Soares e Ana Lima representarão o Brasil na Ginástica Artística e Mariana Pinto na Ginástica Rítmica. O trio Gustavo Schreder, Guilherme Antônio e Henrique Camboim competirão no Vôlei de Praia.

Clesio de Marins Prado, diretor da Superintendência Geral do Esporte do Estado, desempenhará a função de gestor esportivo a convite da Federação Internacional (ISF). “É um privilégio enorme e uma grande honra poder representar o nosso Estado nessa missão. Nosso estado já tem toda uma construção dentro do esporte, o que é fundamental. Participar do maior evento escolar do mundo promovido pela ISF (International School Sport Federation) representando o nosso Paraná sem dúvida é motivo de muito orgulho”, comenta.

Os alunos-atletas e seus respectivos técnicos embarcam no dia 11 de maio com destino à São Paulo, onde se encontrarão com outros atletas e receberão palestras instrutivas, orientações, farão ajustes de uniformes e outras recomendações sobre as disputas. O embarque para França será realizado no dia 12 de maio, com voo fretado de São Paulo direto para o aeroporto de Orly, em Paris.