Ações do esporte do Verão Paraná - Viva a Vida têm programação para todo o litoral 09/12/2021 - 16:20

Meta é realizar 350 mil atendimentos no litoral paranaense

A contagem regressiva começou para o projeto Verão Paraná – Viva a Vida.  Entre os dias 27 de dezembro a 30 de janeiro de 2022, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Ilha do Mel, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e o noroeste do estado (Porto Rico e São Pedro do Paraná) contarão com diversas ações promovendo o esporte e o lazer para a população em geral. As atividades com o público nas areias têm início programado para o dia 29 de dezembro, após a finalização da montagem das estruturas.

Neste verão, a expectativa é realizar mais de 350 mil atendimentos, entre atividades de esporte, de lazer, recreação, além dos eventos. O Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, trabalha com um quadro de 250 profissionais e acadêmicos das áreas de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação, somando as equipes de arbitragem, artistas circenses, alimentação, transporte e coordenação da Superintendência Geral do Esporte.
“Nosso objetivo é apoiar as ações do Governo Estadual e melhorar o atendimento aos turistas. Assim mostrando as belezas e potencialidades do litoral paranaense, fomentando a saúde, o esporte, o turismo e a economia”, afirma o superintendente geral do esporte do Paraná, Helio Wirbiski.

A estrutura do Verão Paraná  – Viva a Vida contará com palco, estande de atendimento para guarda de materiais recreativos para empréstimo, tenda para atividades infantis, quadra de esporte (futebol de areia, beach tennis, voleibol de areia, futevôlei e basquetebol 2x2), arena esportiva, muro de escalada e tirolesa. Para esse ano uma novidade é a mesa de futmesa, que também fará parte da programação.

Durante o projeto, os veranistas poderão participar de aulas de ginástica aeróbica, ginástica maluca, ginástica de ritmos, aula de alongamentos, caminhadas orientadas, equipe de avaliação física, atividades recreativas e atividades esportivas. O coordenador do projeto Verão Paraná, Mauro Cachel, ressalta que ainda terão pontos de informações turísticas e ações educativas. “O objetivo é oferecer ao veranista um espaço de lazer a céu aberto com momentos de descontração e divertimento para todas as faixas etárias”, explica.

Neste ano também ocorrerão eventos esportivos e de lazer que farão parte do calendário da etapa litoral dos Jogos de Aventura e Natureza. Entre eles, cross games, basquetebol 3x3, futebol americano, futebol freestyle, vôlei de praia, futmesa, festival das águas, motocross e BMX freestyle. Além das competições de destaque, como Cross Game, Futebol das Estrelas, Brasileiro de Hand Beach, Paranaense de Beach Soccer, Paranaense de Futvolei, Aquathlon e Mundial de Beach Tennis.

Em fevereiro, as atividades esportivas continuam nos finais de semana, entre os dias 05 e 20, na arena Caiobá em Matinhos.

SAÚDE

O Verão Paraná seguirá todos os protocolos sanitários de acordo com o decreto vigente, sempre orientando os veranistas e moradores locais para o uso da máscara, a higienização das mãos e os cuidados com a aglomeração desnecessária. Todos os profissionais e acadêmicos que atuarão nas areias do litoral apresentarão o comprovante de vacinação contra a Covid-19 e também serão testados.
O projeto Verão Paraná – Viva a Vida é uma ação integrada do Governo do Paraná. E as ações esportivas e recreativas realizadas por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais.

Serviço:

Data: 27 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022
Início das atividades nas areias: 29 de dezembro
Horários: 8h às 12h e 15h às 19h.
Locais:

• Guaratuba, na praia do Cristo