Ações do Verão Maior Paraná tiveram impacto de R$ 107,6 milhões no PIB do Estado 28/02/2024 - 13:41

Além de levar muita diversão e segurança às famílias na temporada, as ações do Verão Maior Paraná também tiveram um impacto positivo no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estima que todo o movimento no Litoral e na Costa Noroeste do Estado tenha gerado um incremento de R$ 107,6 milhões no PIB. A estimativa é que 4 milhões de visitantes tenham ido ao Litoral em mais de dois meses da temporada.

O levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (28), na reunião de balanço do Verão Maior Paraná, que contou com a participação de todas as secretarias e órgãos estaduais envolvidos nas atividades. Segundo o Ipardes, também houve um aumento de R$ 6 milhões na arrecadação de ICMS no período. Além disso, a previsão é que cerca de 1,4 mil postos de trabalho tenham sido gerados na temporada.

“Isso é resultado de meses de planejamento, que nos deram a certeza de que teríamos o melhor verão da história do Paraná. Foi tudo planejado com antecedência, com a participação dos prefeitos do Litoral e uma grande equipe do governo envolvida”, destacou o vice-governador Darci Piana. “O efeito desse processo foi levar ao nosso Litoral mais de 4 milhões de turistas, que gastaram nos restaurantes, hotéis, pousadas e em diversos outros serviços, gerando novos empregos e movimentando a economia do Estado”.

O Governo do Estado investiu R$ 80 milhões nesta edição do Verão Maior Paraná, que iniciou em 16 de dezembro e encerrou no último domingo (25), totalizando 72 dias. Ao longo desse período, o Litoral e a Costa Noroeste receberam diversas atividades esportivas, shows locais e nacionais, ações de conscientização ambiental, de saúde, trânsito e reforço na segurança pública e nos atendimentos de Saúde.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, salientou que esse investimento traz reflexos à população que vive nessas regiões. “No Litoral, por exemplo, tem também muitas obras acontecendo. E esses investimentos mostram que o turismo movimenta o PIB. O Verão Maior se tornou uma vitrine para a região, com toda uma estruturação pensada pelo Estado para melhorar a vida e a renda de quem vive nela”, disse. “E o recurso investido no Verão Maior volta aos cofres públicos na forma de empregos e na arrecadação de ICMS”.

Coordenador do Verão Maior Paraná, o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, explicou que foram pelo menos oito meses de planejamento para colocar todas as ações em pé, e que a organização da próxima temporada já inicia na sequência. “O Governo do Estado está fazendo grandes investimentos na infraestrutura do Litoral, não poderíamos perder a oportunidade de atrair os turistas para a região”, explicou.

“Mais de 4 milhões de turistas vieram ao Litoral e esse ciclo virtuoso do turismo, da cultura e do esporte acabaram fomentando a economia”, afirmou Wirbiski. “Por isso já começamos a planejar o verão 2024/2025 e também um festival de inverno, porque temos que continuar com as atividades no Litoral. Com certeza teremos um verão ainda maior no ano que vem”.

ESPORTE – Com oito arenas esportivas montadas nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, as atividades de esporte e lazer da Secretaria de Estado do Esporte no Verão Maior bateram recorde de público e realizaram cerca de 2 milhões de atendimentos.

Nas arenas, o público pode participar de aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas para entretenimento. As quadras de vôlei de praia, beach tennis e futmesa ficaram à disposição da comunidade. Cerca de 300 acadêmicos de educação física foram contratados para oferecer as atividades aos veranistas.

Além disso, pelo menos 30 eventos esportivos fizeram parte do calendário do Verão Maior, como o Rally Transparaná, o Futebol das Estrelas, Cross Games, Circuito Paranaense de Handebol de Areia e Circuito Mundial de Beach Tennis, entre outros.

PRESENÇAS – Participaram da reunião os secretários estaduais da Segurança Pública, Hudson Teixeira; da Comunicação, Cleber Mata; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig; o deputado estadual Nelson Justus; e os prefeitos de Pontal do Paraná, Rubão Gimenes; de Guaratuba, Roberto Justus; e de Matinhos, Zé da Ecler.