62ª edição dos Jogos Universitários do Paraná começa no fim de semana, em Apucarana 06/07/2023 - 11:43

Com a presença de 20 instituições de ensino superior de todo o Paraná, a 62ª edição dos Jogos Universitários (JUPS) começa neste sábado (08) e vai até o dia 13, em Apucarana, no Vale do Ivaí. Os jogos vão reunir mais de 2 mil pessoas, somando atletas, técnicos, dirigentes e equipes de arbitragem.

A competição é uma promoção do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) e da Prefeitura de Apucarana.

As delegações chegam ao município nesta sexta-feira (7) e a programação começa a todo vapor no sábado (8) com as modalidades individuais, coletivas e a abertura, marcada para 19h30, no centro cultural Cine Teatro Fênix.

De acordo com o coordenador de Esportes de Rendimento e diretor dos Jogos Universitários do Paraná, Emerson Venturini, a importância da competição recai na política de esportes do estado do Paraná. “Existe uma sequência de eventos, subsidiados pelo governo, que atendem a comunidade esportiva em diferentes faixas etárias, iniciando aos 12 anos e indo até os jogos do idoso”, diz.

MODALIDADES

Nesta edição, serão disputadas as seguintes modalidades: acadêmico (entregas de artigos), atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez, todas nas categorias masculino e feminino.

JUBS

Os jogos universitários são a única etapa estadual e seletiva para a participação das IES (Instituições de Educação Superior) na 70ª edição do Jogos Universitários Brasileiros de 2023 (JUBS), que acontecerá em Joinville (SC), no mês de outubro.

QUEM PARTICIPA

Acadêmicos matriculados nas seguintes universidades do estado do Paraná estarão na disputa pelas medalhas; são 20 instituições de ensino e mais de 200 equipes:

FAG (Cascavel), Integrado (Campo Mourão), PUC (Curitiba), UEL (Londrina), UEM (Maringá), UEPG (Ponta Grossa), UFFS (Laranjeiras do Sul), UFPR (Curitiba), UFPR-Litoral (Matinhos), Unespar (Paranavaí), Unicentro (Guarapuava), Unicesumar (Maringá), Unidep (Pato Branco), Unifateb (Telêmaco Borba), Uniguairacá (Guarapuava), Unioeste (Cascavel), Unipar (Cianorte), Universidade Positivo (Curitiba), UTFPR (Cornélio Procópio) e UTFPR (Curitiba).

LOCAIS

Todos os jogos serão realizados em 15 praças esportivas. Confira: Complexo Esportivo Lagoão (futsal, atletismo e natação). Complexo Esportivo Áureo Caixote (futsal e handebol). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (acadêmico). Colégio Platão (badminton). Colégio São José (basquetebol). Estação Cidadania (futsal). Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira (handebol). Clube 28 de Janeiro (judô). Country Club (tênis). Colégio Alberto Santos Dumont (tênis de mesa). Colégio Mater Dei, Colégio Nilo Cairo e Colégio Nossa Senhora da Glória (voleibol). Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (xadrez).

APLICATIVO PARANÁ ESPORTE

Os documentos oficiais (boletim, programação, resultados, classificação final, notas e etc.) do evento estarão disponíveis na página oficial do Paraná Esporte www.esporte.pr.gov.br e também no aplicativo da Paraná Esporte, que pode ser baixado na App Store e no Google Play.