61ª edição dos Jogos Universitários Do Paraná, uma edição com muitas novidades 04/10/2022 - 09:39

Em 2021 a competição foi realizada com menos competidores devido a pandemia da covid-19, já nesta edição, os JUPS contaram com a presença de mais de 2 mil participantes de todo o estado do Paraná.

Os Jogos Universitários Do Paraná foram disputados nas modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, taekwondo, voleibol e xadrez, todas nas modalidades masculino e feminino. Esta primeira fase dos Jogos Universitários Do Paraná é uma classificatória para a etapa dos Jogos Brasileiros Universitários, competição que é considerada vitrine para os atletas.

Uma grande novidade que foi apresentada nesta edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS) é a implantação dos jogos eletrônicos, os e-Sports, disputadas em seis modalidades diferentes. Os inscritos disputaram na primeira etapa, os seguintes jogos: Free fire, Clash Royale, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), eFootball PES 2022 ou Fifa 2022, League Of Legends (LOL) e Poker. Os vencedores de cada modalidade garantiram vaga para representar o Paraná e as instituições de ensino superior em que estudam na competição nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). A classificatória estadual com as modalidades presenciais de outros esportes, ocorre de 15 a 21 de outubro.

O coordenador dos Jogos Universitários do Paraná, Edson Venturini cita a importância dos JUP´s para os jovens atletas do Paraná e todo o Brasil. “Os JUPS´s entraram em sua 61ª edição, sendo assim, já é um evento consolidado e que é levado muito a sério por todos que participam, seja na organização ou até mesmo nas competições. Esta primeira fase é classificatória para os Jogos Brasileiros Universitários, onde aconteceram as disputas dos melhores competidores de cada estado do País. Uma vez que os atletas entram no brasileiro, já estão em uma grande vitrine para o esporte, podendo alavancar suas carreiras.”

Os Jogos Universitários Do Paraná é o segundo programa de esporte mais antigo em nosso estado, perdendo apenas para os Jogos Abertos do Paraná, que está em sua 64ª edição.

Resultados da 61ª edição dos Jogos Universitários do Paraná.

Os JUP´s são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e com o apoio da Prefeitura das prefeituras de suas cidades-sede.