Jogos Escolares do Paraná retornam neste final de semana 03/08/2021 - 11:50

Os Jogos Escolares do Paraná - JEPS - começam neste fim de semana com provas do ciclismo e do tênis de mesa, ambas no domingo (08/08), respectivamente em Araucária e Toledo. Serão 13 modalidades ao todo e o regulamento específico de cada uma delas pode ser consultado no portal oficial dos Jogos. A competição, que vai para sua 67ª edição, não ocorre desde o início da pandemia da covid-19.
 

Os JEPS adotaram uma estratégia voltada à prevenção e ao cuidado no combate ao coronavírus. Haverá parceria com a Secretaria da Saúde para que todos os competidores sejam testados, preservando a segurança e a saúde dos presentes.
 

Márcia Tomadon, coordenadora do esporte escolar, comentou sobre a realização das atividades e a execução dos protocolos de segurança.
 

“A retomada se dá num momento muito importante. As crianças estão retornando para as escolas, para as atividades, e vamos fazer uma competição aprovada pelos órgãos competentes. O objetivo é, principalmente, classificar nossos alunos para as etapas nacionais dos Jogos Escolares, Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares. Esses eventos devem acontecer entre outubro e dezembro, por isso é fundamental colocar em prática a competição antes desse prazo. Mas o cuidado é prioridade. Todos os atletas, técnicos, árbitros e demais envolvidos serão testados. Queremos o bem estar de todos”.
 

As modalidades terão suas respectivas federações atuando com o apoio do Governo do Paraná na organização. Nos esportes individuais, as competições ocorrem em apenas um dia, sem necessidade de uso de alojamentos. Já nas coletivas, que duram dois dias, apenas as equipes classificadas para as semifinais ficarão alojadas. As equipes desclassificadas voltam para os seus municípios de origem já no mesmo dia. 
 

Confira as datas e sedes para os Jogos Escolares. 

ATLETISMO – 14 e 15 de agosto – Cascavel
BADMINTON – 14 de agosto – Toledo
BASQUETEBOL -  04 e 05 de setembro – Campo Mourão
CICLISMO – 08 de agosto - Araucária
FUTSAL – 14 e 15 de agosto – Campo Mourão
GINÁSTICA ARTÍSTICA – 04 de setembro – Curitiba
HANDEBOL – 21 e 22 de agosto – Campo Mourão
JUDÔ – 14  de agosto – Curitiba
KARATÊ – 28 de agosto - Apucarana
WRESTLING – 14 de agosto – São José dos Pinhais
NATAÇÃO – 21 de agosto - Curitiba
NATAÇÃO – 28 de agosto - Apucarana
NATAÇÃO – 04 de setembro Toledo
TAEKWONDO – 14 de agosto – Cascavel
TÊNIS DE MESA – 07 de agosto  - Toledo
VOLEIBOL – 28 e 29 de agosto – Campo Mourão
VÔLEI DE PRAIA – 28 e 29 de agosto – Campo Mourão
XADREZ – 07 e 14 de agosto – ONLINE