1º Festival Pedala Paraná promove homenagem a grandes nomes do ciclismo paranaense 06/06/2023 - 15:01

No último domingo (4), o Ginásio do Tarumã sediou o 1º Festival Pedala Paraná. O evento foi organizado pelo programa homônimo, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, e reuniu ciclistas para homenagearem campeões da modalidade e conhecerem um pouco mais da história do esporte no estado.

O festival disponibilizou exposições de bicicletas antigas, evolução de equipamentos de ciclismo e estandes para apresentação de venda de produtos do segmento. Além disso, o Pedala Paraná convidou os ciclistas para chegarem ao ginásio pedalando. O grupo deixou as bikes em uma área específica das arquibancadas e, após o encerramento do evento, refizeram o caminho.

O secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski, acredita que o resgate à memória dos grandes campeões de ciclismo do mundo é muito importante para o futuro e remete ao que é feito no estado. “O Pedala Paraná é o maior programa de ciclorrotas do Brasil e nos orgulha muito com o trabalho inovador, cada dia mais à frente”, afirma.

Segundo o coordenador do programa Pedala Paraná, Rogério Riva, o evento foi realizado um dia após o dia mundial da bicicleta (3) para homenagear toda a velha guarda de campeões paranaenses, nacionais e internacionais. “A coincidência das datas deve-se, também, à fundação da federação de ciclismo, que completou 70 anos. A gente acaba perdendo um pouco da história quando não lembramos, o Paraná é um berço de campeões, a lista é gigante”, completa.

Ao todo, 69 ciclistas, divididos em seis grupos (década de 50,60,70,80,90 e anos 2000), foram homenageados. Os 62 que estiveram presentes receberam, em mãos, uma medalha e um certificado, com menção honrosa “pela relevância na dedicação e construção do ciclismo no Estado do Paraná, homenageado no dia 04 de junho de 2023 pelo Programa Pedala Paraná e Centro de Memória do Esporte Paranaense”. O certificado também será encaminhado aos que não conseguiram comparecer.

Um dos homenageados foi André Nunes da Silveira, de 87 anos, dono do Recorde Brasileiro da Hora para ciclistas master acima de 60 anos. Em 2018, aos 82, ele pedalou 33,3 km em uma hora, no Rio de Janeiro. "É inimaginável rever tantos amigos da época que eu tinha 16 anos e comecei a pedalar. Recebo a homenagem com todo o prazer e satisfação”, adiciona. Nunes chegou ao evento carregando a bicicleta utilizada na quebra do recorde. 

A ciclista Cynthia Maria Dutra Siqueira foi a primeira mulher a receber a homenagem do Pedala Paraná. “É um momento único na história do ciclismo e do esporte, estou muito feliz de poder rever amigos e reviver as lembranças do que passamos. O que a secretaria está nos promovendo vai ficar guardado em nossos corações. Tudo está perfeito, maravilhoso”, disse emocionada.

LISTA DOS HOMENAGEADOS

Adalberto Bozza
Adilson Romeo
Adolfo Bartz (In Memoriam)
Agenor Brandalise
Alfredo Carlos Langer (In Memorian)
Americo Vieira
Ana Rafaela Kosak
André Nunes Da Silveira
Antônio Carlos Hunger
Antonio Thomaz
Benildo Delai
Carlos Bordenowski 
Cleonice Delai
Cynthia Maria  Dutra Siqueira
Davi Pontarolli Romeo
Edson Azanha
Edson Godinho
Eduardo Alphender Lewin
Emiliano David
Erwino  Langner
Estefano Ulandowski
Evandro Gobbi
Evandro Portela
Fabio Nunes Da Silveira
Fabio Veloso do Espirito Santo
Firmino Dias Lopes
Florival  de Matos Mariano
Gilberto De Abreu Pires
Gilmar Franco
Henrique Paulo Schmidlin
Hernandes Quadri Junior
Iverson Ladewig
Ivo Casagrande
Ivo Nunes
Jaime Nunes Da Silveira
Jaime Nunes Da Silveira Filho
Jair Braga (In Memoriam)
Jefferson Misiak
João Egdoberto Siqueira
José Adil Batista
Jose Carlos Assunção Beloto
José Kalkbrenner Filho
José Luiz Hunger
José Roberto Jahn
Juliana Stangherlin
Leonardo Borges Froes
Luciano Pagliarini
Luiz Carlos Flores
Luiz Cristiano De Medeiros
Luiz Otavio Lewin
Manoel Mendes
Marcelo Afornalli
Marcos Portela
Marcos Tavares
Mauro Ribeiro
Mauro Ricetti Paes
Murilo Fischer
Nilceu Moro
Onadir Portela
Paulo Antônio Ramires Jamur
Paulo Bartz  (In Memoriam)
Renan Ferraro
Renato Ferraro
Renato Romeo
Roberson Figueiredo Da Silva
Roberto Trevisol
Rosena Kirch
Silvano Kruchelki
Talita da Luz de Oliveira
Welington Roberto Cenci Nelsen
Willians Sada
Winderson Reinaldo Cenci Nelsen

GALERIA DE IMAGENS