Sete equipes vão representar o Paraná na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude 11/09/2019 - 08:59

Em quatro dias de disputas da primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, atletas de oito estados brasileiros brigaram pela classificação em quatro modalidades coletivas na fase nacional, que será realizada em Blumenau (SC). O Paraná esteve representado por dez equipes.

No voleibol feminino, dobradinha paranaense. Na categoria 12 a 14 anos o Colégio Estadual Santa Teresinha, de Guarapuava, terminou com o primeiro lugar, tendo uma campanha com três vitórias e uma derrota. Já na categoria de 15 a 17 anos, o time do Colégio Expoente, de Curitiba, também confirmou presença na fase nacional com 100% de aproveitamento, com quatro vitórias nas quatro partidas disputadas. Uma curiosidade foi que tanto o time de Guarapuava quanto o de Curitiba tiveram pela frente jogos decisivos com equipes do Colégio Ipê, do Espírito Santo, também garantidas na próxima fase.

Dos representantes do Estado no voleibol masculino, o time do colégio Dom Bosco de Maringá enfrentou equipes de Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais, e terminou na terceira posição com seis pontos. Foram quatro jogos, duas vitórias e duas derrotas. Apesar da garra, infelizmente o objetivo da vaga em Blumenau não foi alcançado.

Já o time do Colégio Estadual Fazenda Velha, de Araucária, na categoria de 15 a 17 anos, conseguiu a classificação realizando grande campanha e ficando com o segundo lugar. Foram sete pontos ganhos, com três vitórias e uma derrota em quatro partidas, finalizando as disputas na segunda posição, atrás apenas dos sul-mato-grossenses da Escola Estadual Joaquim Correa.

No basquete os paranaenses também foram vitoriosos nas quadras de Cascavel, garantindo vaga, na categoria 12 a 14 anos, com o Colégio Positivo Junior, de Curitiba, que terminou em segundo com seis pontos. A equipe, junto com os mineiros do Colégio Eccelente confirmaram presença na fase final nacional. Na mesma categoria, o time feminino do Colégio Passo a Passo de Terra Rica ficou com o primeiro lugar e também está classificado.

Já os rapazes do Colégio Estadual Frentino Sackser, na categoria 15 a 17 anos, tiveram trabalho num grupo muito equilibrado e terminaram na segunda posição, conquistando a vaga junto com o Colégio Elite, do Mato Grosso do Sul.

Na modalidade de futsal, o time masculino do Colégio Estadual Lúcia A. de Oliveira Schoffen, de Altônia, ficou apenas na disputa do terceiro lugar e não conseguiu a vaga para a fase nacional. Já no feminino, na mesma categoria, representado pelo Colégio Estadual João Paulo II, de Arapoti, fez bonito na competição, sofrendo apenas uma derrota na decisão para as mineiras da Escola Professor Nelson de Sena. Com o resultado elas garantiram o vice-campeonato e um lugar na disputa de Blumenau.

Esta fase da regional contou com escolas da região Sul e Sudeste do país, além de Goiás e Mato Grosso do Sul. Até o fim do mês de setembro serão definidas todas as equipes que vão integrar a fase final nacional, que vai acontecer entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau (SC).

COM\JEPS
Eliandro Santana