São José dos Pinhais é pela primeira vez campeão geral dos JOJUPS 20/11/2019 - 17:56

Após seis dias de disputas nas modalidades de basquetebol, futsal, futebol, handebol, handebol de areia, vôlei de praia e voleibol encerrou, na terça-feira (19), a 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão B, em Francisco Beltrão, revelando São José dos Pinhais como campeão geral.
 
....
Com quatro pódios, São José dos Pinhais comemorou o inédito título geral da Divisão B dos JOJUPS (Foto: Jaqueline Galvão/JOJUPS)
 
Com equipes em cinco das oito modalidades em disputa, São José dos Pinhais conquistou a medalha de ouro no futebol masculino e no vôlei de praia feminino, prata no voleibol feminino, bronze no voleibol masculino e 4º lugar no basquete feminino, campanha que colocou o município pela primeira vez no lugar mais alto do pódio, consagrando-o campeão geral dos JOJUPS, com 50 pontos. “Esse título é bastante representativo, vem coroar um trabalho de anos no esporte de São José dos Pinhais, realizado pelo secretário Alessandro Hendler e pelo secretário anterior Thiago Bier, que contribuíram para que tudo isso acontecesse. Estamos muito contentes com o trabalho dos nossos profissionais, ano que vem voltamos com força total para conquistar o acesso que neste ano não veio com o basquete feminino”, ressaltou o chefe da delegação são-joseense, Norton Leitão.
 
Completou o pódio geral Maringá, com 41, e Toledo, com 39. Os municípios de Arapongas, Cascavel, Guarapuava, Antonina, Cambé, Francisco Beltrão e Paranavaí fecharam as 10 primeiras posições. 
 
....
Cascavel ficou com o troféu disciplina, concedido ao município com menor média de citações no TEJE da competição (Foto: Jaqueline Galvão/JOJUPS)
 
O troféu disciplina, entregue para as delegações com menor média de citações no Tribunal Especial de Justiça Esportiva da competição, ficou com Cascavel, seguido de Francisco Beltrão e São José dos Pinhais. “Isso mostra que o nosso trabalho está sendo bem feito com os adolescentes, é muito satisfatório receber esse troféu”, declarou a chefe da delegação cascavelense, Leonice Schreiber.
 
JOJUPS em números
Os JOJUPS encerraram o calendário esportivo de 2019, apresentando números expressivos. Durante os seis dias de competição, oito modalidades - basquetebol, futebol, futsal, handebol, handebol de areia, voleibol, vôlei de praia e xadrez - foram disputadas em 12 ginásios, com um total de 470 partidas realizadas simultaneamente, envolvendo 2.093 atletas e 378 técnicos e dirigentes de 187 equipes, representantes de 98 municípios. 
 
...
 Coordenador geral dos JOJUPS, Emerson Venturini (Milico): "Fechamos 2019 com chave de ouro” (Foto: Jaqueline Galvão/JOJUPS)
 
O evento contou com 150 árbitros e 74 profissionais nas Comissões Executivas Estadual e Municipal. Nos jogos foram servidas mais de 20 mil refeições no restaurante oficial e cinco hotéis foram utilizados para hospedagem do staff da Comissão Executiva Estadual. No total, o investimento do Governo do Estado foi de aproximadamente R$ 1.300.000,00 para realizar a fase final da Divisão B dos JOJUPS. “O ano foi muito produtivo, este último evento do calendário é a cereja do bolo. Quero gradecer ao superintendente de Esporte, Helio Wirbiski, ao diretor Cristiano Barros e ao meu time, composto por pessoas que têm um profissionalismo muito grande, comprometimento e ética”, expôs o coordenador geral dos JOJUPS, Emerson Venturini (Milico), agradecendo ao prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, ao secretário municipal de Esportes e Lazer, Neocir Nezze (Cipó), ao professor Almir Hugo Lopes pelo grande evento realizado. “Fechamos 2019 com chave de ouro”, frisou Milico. 
 
Em 2020, Francisco Beltrão sedia a fase final da Divisão A dos JOJUPS, enquanto Nova Esperança receberá a final da Divisão B. “Para essa competição a preparação é outra, uma vez que é o dobro da Divisão B, são 18 modalidades e quase cinco mil pessoas envolvidas, mas Francisco Beltrão tem potencial para fazer, esperamos todos aqui em 2020”, declarou Milico. 
 
Acesso à Divisão A
Com o término das disputas, 45 equipes garantiram acesso à elite do esporte paranaense em 2020, tendo Francisco Beltrão vaga garantida em todas as modalidades por ser sede da competição no próximo ano. Toledo subiu com as equipes de basquete e futsal feminino e voleibol masculino; São José dos Pinhais com futebol, voleibol feminino e masculino e vôlei de praia feminino; Arapongas com futsal masculino, voleibol e xadrez feminino; Maringá com voleibol feminino, xadrez feminino e masculino; Dois Vizinhos com vôlei de praia feminino e masculino; Cambé com futebol e handebol masculino; Ivaiporã com futebol masculino e futsal feminino, Guaratuba com vôlei de praia feminino e masculino, São Mateus do Sul com vôlei de praia feminino e futsal masculino.
 
Além deles, ainda garantiram o acesso à Divisão A as cidades de Terra Rica no basquete feminino, São Pedro do Ivaí e Pato Branco no basquete masculino, Guarapuava no futebol, Campo Mourão no futsal feminino, Prudentópolis e Céu Azul no futsal masculino, Jussara e São Miguel do Iguaçu no handebol feminino, Curitiba no handebol masculino, Tamboara no voleibol masculino, Paranaguá, Guaraniaçu, Campo Largo e Siqueira Campos no vôlei de praia feminino, Boa Vista da Aparecida, Pinhais, São Jorge do Ivaí, Roncador, Fazenda Rio Grande e Cascavel no vôlei de praia masculino, e Ibiporã no xadrez masculino. 
 
Fotos e notícias da competição podem ser conferidas no facebook dos Jogos da Juventude do Paraná
 
A Divisão B do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Francisco Beltrão.
 
Confira abaixo a classificação geral por modalidades:
Basquetebol masculino 
1º - São Pedro do Ivaí
2º - Pato Branco
3º - Cascavel
 
Basquetebol feminino 
1º - Toledo
2º - Terra Rica
3º - Maringá
 
Futebol masculino 
1º - São José dos Pinhais
2º - Guarapuava
3º - Ivaiporã
 
Futsal feminino
1º - Toledo
2º - Campo Mourão
3º - Ivaiporã
 
Futsal masculino
1º - Prudentópolis
2º - Arapongas
3º - Céu Azul
 
Handebol feminino 
1º - Jussara
2º - São Miguel do Iguaçu
3º - Santo Antônio do Sudoeste
 
Handebol masculino 
1º - Cambé
2º - Curitiba
3º - Marialva
 
Handebol de areia feminino
1º - Antonina
2º - Cascavel
3º - Entre Rios do Oeste
 
Handebol de areia masculino
1º - Paranavaí 
2º - Paranaguá 
3º - Antonina
 
Voleibol feminino 
1º - Maringá
2º - São José dos Pinhais 
3º - Arapongas
 
Voleibol masculino
1º - Toledo
2º - Tamboara
3º - São José dos Pinhais
 
Voleibol de praia feminino
1º - São José dos Pinhais
2º - Dois Vizinhos 
3º - Paranaguá
 
Vôlei de praia masculino
1º - Guaratuba
2º - Boa Vista da Aparecida 
3º - Pinhais
 
Xadrez feminino
1º - Arapongas
2º - Maringá
3º - Cruzeiro do Oeste
 
Xadrez masculino
1º - Ibiporã
2º - Maringá
3º - Siqueira Campos
 
 
COM/JOJUPS
Jaqueline Galvão
jaquelinefsgalvao@gmail.com
WhatsApp: (45) 9.9139-1005
 
Equipe de jornalismo: Silmar Ramos / Carol Flores / Marco Antônio Lemes / Vinicius Araujo / Kelvin Polasso
Coordenação: Jaqueline Galvão