Paraná encerra participação nas Paralimpíadas Escolares com 73 medalhas
26/11/2019 - 10:28

O Paraná fez história ao conquistar 73 medalhas em sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2019. O maior evento esportivo do mundo para crianças com deficiência em idade escolar aconteceu entre os dias 19 e 22 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, reunindo atletas de todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

A delegação paranaense, composta por 50 alunos atletas e 33 dirigentes e staffs, conseguiu superar o número de medalhas de 2018, que foi de 41. No total, foram faturadas 42 medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. As modalidades disputadas pelo Paraná nesta 13ª edição das Paralimpíadas foram atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, judô, natação e tênis de mesa.

A modalidade que rendeu mais pódios ao Paraná foi o atletismo – que possuía o maior número de atletas representantes do estado, com 29 ouros, 17 pratas e sete bronzes, somando 53 conquistas. Em seguida, a natação também se destacou com 12 medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Além destas, o judô, basquete em cadeira de rodas e o tênis de mesa tiveram atletas vencedores.

"Nossos atletas brilharam nas Paralimpíadas Escolares em todas as provas e partidas. Este resultado mostra que estamos no caminho certo e que o paradesporto deve se desenvolver, ainda mais, em nosso estado, pois temos potencial”, disse a chefe da delegação paranaense, Margarete Ottobeli Gasperin, que enaltece a dedicação e o desempenho de todos.

Este saldo positivo também foi alcançado por meio do trabalho dos professores. “Nosso agradecimento a todos os professores e treinadores que se esforçam e fazem seu trabalho com muito amor e dedicação. Eles também são vencedores porque batalham, junto com os atletas, para conquistarem o melhor desempenho para o Paraná”, comemora Margarete.

As Paralimpíadas Escolares 2019 tiveram o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.