Atletas do Geração Olímpica brilham em competições do final de semana 09/11/2020 - 16:32

Com o retorno de algumas competições, os atletas paranaenses mostraram que se mantiveram em forma e preparados para os campeonatos mesmo durante a pandemia. Um desses principais resultados foi da canoísta Ana Sátila.

Na última etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom em Pau, na França, a atleta conquistou a segunda medalha de ouro seguida na categoria C1 feminino. Na final disputada no domingo (8), a bolsista do Geração Olímpica registrou em sua descida o tempo de 115s39 e se tornou campeã da etapa, superando a ucraniana Viktoria Us, que obteve o tempo final de 121s64. Ana, que já está garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, alcançou outro ótimo resultado ainda durante essa etapa. No K1 feminino, modalidade esta em que é a atual campeã pan-americana, a brasileira ficou em quarto lugar e segue firme na sua preparação para Tóquio. No K1 masculino, o bolsista Mathieu Desnos também participou da competição. Pela primeira vez em sua carreira, ele avançou até as finais e garantiu o quarto lugar no mundial.

Nas areias de Saquarema (RJ) foi realizada a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open. Campeãs da etapa anterior, Ágatha e Duda estiveram presente novamente na final e ficaram com a medalha de prata, perdendo por 2 sets a 0 na final para Ana Patrícia e Rebecca. Ambas as duplas estão garantidas nas Olímpiadas de Tóquio e vêm protagonizando grandes partidas. 

Ainda no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 8 de novembro, foi realizada em Búzios o Circuito Rei e Rainha do Mar, um dos maiores festivais de esportes de praia do país. A atleta Beatriz Ribeiro alcançou a segunda colocação na classificação geral na prova de 2km logo em sua segunda travessia. 

Outra modalidade que deu início às competições no final de semana foi a da natação. Em Foz do Iguaçu, foi realizada a primeira etapa do Circuito Regional Oeste e as gêmeas Beatriz e Débora Carneiro brilharam. Foram três dobradinhas nas provas de 50 metros, 100m e 200m peito, sendo três ouros de Débora e três pratas para Beatriz. Além disso, Beatriz foi ouro no 50m borboleta e Débora conquistou sua quarta medalha de ouro nos 400m medley, ela também quebrou o recorde da prova nos 200m peito com o tempo de 2min49s81. 

Ainda no fim de semana, diversos bolsistas do Geração Olímpica alcançaram o pódio durante a 11ª edição do Campeonato Brasileiro sub-20 de atletismo realizada em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Gabriela Araújo foi campeã no salto em altura, enquanto as atletas Camila Irene Abilio e Ana Clara Venancio conquistaram, respectivamente, segundo e terceiro lugar na prova de Lançamento do Martelo.