Athos Schwantes garante vaga na esgrima para o pré-olímpico 08/10/2019 - 10:15

O curitibano Athos Schwantes conquistou no último domingo (06.10) a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Esgrima. O título na espada, categoria livre, garantiu também ao esgrimista a vaga brasileira para disputar o Campeonato Pré-Olímpico que acontece em abril de 2020, no Panamá.

A competição, que reúne os maiores nomes da esgrima brasileira, está sendo realizada na Praça Oswaldo Cruz, no Centro, e seguem até dia o dia 13 de outubro. A entrada é gratuita.

Athos é bolsista do Programa Geração Olímpica – Talento Olímpico do Paraná, criado pelo Governo do Estado em 2011, e que tem o patrocínio integral da Companhia Paranaense de Energia, a Copel. Nesta edição o Programa oferta 1.252 bolsas para atletas e técnicos do estado, totalizando R$ 4,75 milhões. As categorias das bolsas são: Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional e Olimpo.

Athos afirmou que não é fácil defender um título, ainda mais com o peso dessa competição que garantiria a vaga no pré-olímpico. “Tudo fica ainda mais tenso e em meio a um dos momentos mais críticos eu consegui me acalmar, exprimir minha melhor esgrima e fazer meu melhor jogo. Isso me deixou muito feliz”, desabafou.

Esse foi o sexto título brasileiro na categoria adulto e décimo sexto de todas as demais do esgrimista. “Eu estava em primeiro do ranking então é um peso se manter porque quando a gente vem só para ganhar pontos é uma coisa mas quando tem que se manter não é fácil porque gera um peso. Mas eu fiquei bem contente. Tive apoio da minha família, da minha esposa, da minha equipe, da academia do mestre Kato, mais uma vez provando que é a mais forte do Brasil porque dos oito primeiros colocados da competição, seis eram da academia, com o pódio completo. Então o nosso mestre está de parabéns porque esta é uma conquista de um conjunto forte e não apenas de uma pessoa” declarou Athos.

Nos últimos quatro anos, nas 19 competições nacionais que tiveram, 18 foram vencidas por alguém da academia do mestre Fernando Kato, que também é bolsista do Geração Olímpica na categoria técnico. “Isso mostra essa força do grupo”, disse o campeão, completando:

“Tenho um agradecimento especial ao Geração Olímpica, que é um programa que está comigo há anos e torna possível toda essa minha caminhada, podendo me dedicar ao esporte da forma que me dedico. Então agora o foco está completamente no Pré-Olímpico para conquistar essa tão sonhada vaga para Tóquio 2020.”

Além de Athos, mais dois paranaenses bolsistas garantiram pódio na categoria livre no fim de semana. Amanda Simeão conquistou a medalha de ouro e Alexandre Camargo a prata na espada.

Já nesta segunda-feira (07) foram as disputas da categoria juvenil onde mais três paranaenses bolsistas do Geração Olímpica garantiram pódio. Fabrizio Lazaroto foi o campeão e Felipe Budal da Silva e Gabriel Bonamigo conquistaram a medalha de bronze na espada masculina.

No Campeonato Brasileiro de Esgrima, que serve para o ranqueamento nacional, estão sendo disputadas as categorias infantil, pré-cadete, cadete, juvenil, livre e equipe (juvenil e livre). A competição tem atletas a partir dos nove anos.