Ágatha e Duda superam dupla russa e conquistam etapa mexicana do Circuito Mundial 27/04/2021 - 16:10

A dupla Ágatha e Duda (PR/SE) foi ouro pela primeira vez este ano em uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Elas venceram nesta segunda-feira, dia 26, o segundo de um total de três eventos que estão sendo disputados na etapa “quatro estrelas” de Cancún, no México.

 

Ágatha é integrante desde 2013 do Geração Olímpica, o programa de bolsa-atleta do Governo do Estado. Com o título, a dupla supera os dois bronzes consecutivos, conquistados nas etapas anteriores, e se fortalecem ainda mais para o principal objetivo do ano: a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, para os quais já estão classificadas.

 

Na decisão, as brasileiras venceram a dupla Makroguzova e Kholomina, da Rússia, por 2 sets a 0 (21/15 e 21/19). A conquista foi o sexto ouro da dupla em etapas do Circuito Mundial. Agora, elas somam 18 medalhas no total: seis ouros, quatro pratas e oito bronzes. O resultado garantiu 800 pontos no ranking geral para as atletas do Brasil, além de uma premiação de US$ 20 mil (cerca de R$ 110 mil).

 

Ágatha, que foi medalha de prata na Rio 2016, chega ao seu décimo título em torneios do Tour Internacional. Em entrevista para o site da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), ela contou como desejava chegar ao topo esta semana: “Nós estávamos perseguindo esse ouro, ainda mais depois de dois bronzes seguidos. Agora, após as duas primeiras semanas aqui, poderemos pegar o período antes do início do próximo evento e descansar um pouco. Estamos desgastadas mentalmente por termos jogado do começo ao fim de dois torneios consecutivos. Precisamos de uma recuperação rápida para voltarmos para o terceiro evento, já que sempre entramos em quadra com fome de mais medalhas”.

 

A sergipana Duda tem agora sete títulos em etapas do Circuito Mundial e elogiou a parceira paranaense. “Ágatha foi muito importante no jogo de hoje. Jogou de forma muito agressiva desde a primeira virada de bola. Eu dedico essa vitória a ela. Esse é o nosso terceiro terneio na temporada internacional e nosso terceiro pódio consecutivo. Isso mostra nossa evolução”, disse.

 

O terceiro evento da etapa mexicana de Cancun já começa nesta quarta-feira (28), com a disputa do qualifying.

 

10 ANOS DE HISTÓRIA - O ano de 2021 celebra a décima edição (2011-2021) do Geração Olímpica. Neste período, mais de dez mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber bolsas em forma de apoio financeiro. Um programa realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia, a COPEL.