1º Congresso Online pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece no dia dois de abril 30/03/2020 - 12:08

Com o adiamento dos eventos presenciais devido à pandemia do novo coronavirus (COVID-19), a Revista Autismo está organizando o 1º Congresso Online pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento é gratuito e faz parte da campanha “Respeito para todo o espectro”, que visa conscientizar as pessoas acerca do autismo. 

Essa divulgação faz parte da ação da Superintendência do Esporte de disseminar em seus veículos de comunicação ações e práticas da sociedade civil neste momento de combate ao Coronavirus. Atividades online, que ajudam a evitar aglomeração e permitem a realização de eventos e reuniões à distância, fazem parte dessa campanha. 

O congresso acontecerá no dia dois de abril (próxima quinta-feira) — data do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com mais de 20 palestras, de 10 a 20 minutos cada, o congresso contará com a participação de autistas, psicólogos e médicos, alguns fazendo transmissão de fora do País. É o caso do neurocientista brasileiro, Alysson Muotri e da mãe de um garoto autista, Fatima de Kwant, que farão transmissão direta dos Estados Unidos e da Holanda. 

Destaca-se também a participação do desenhista Mauricio de Sousa e sua filha Marina Sousa, falando sobre o André, o personagem autista da Turma da Mônica. Para participar, basta se inscrever através do site da Revista Autismo. As primeiras palestras (todas gravadas e gratuitas), serão liberadas a partir das 10h00.

Tira Turma da Monica dia mundial do autismo

 

Campanha “Respeito para todo o espectro” 

 

A palavra espectro é usada para conscientizar a população a respeito das enormes diferenças do autismo em cada pessoa, do grande espectro de variedade em relação à maneira como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta cada indivíduo. 

Esta é a primeira vez que  a comunidade envolvida com a causa do autismo participa de uma campanha em nível nacional. Com uso irrestrito e gratuito por parte de qualquer pessoa ou instituição interessada em divulgar informações sobre autismo, todo material gráfico e informativo acerca do evento está disponibilizado no site da Revista Autismo.