Manual de adesão ao Programa Pedala Paraná

imagem mostrando um mockup do manual do programa pedala paraná

O Manual de Adesão ao Programa Pedala Paraná é uma publicação da Secretaria do Esporte do Paraná e traz informações importantes para a criação de ciclorrotas nos municípios paranaenses.

Nele é possível encontrar um breve histórico do ciclismo no Paraná, dicas de segurança para a prática desta modalidade de esporte e orientações para a criação de ciclorrotas.

Você tem interesse que o Programa Pedala Paraná instale e equipe uma ciclorrota em parceria com o seu município? Então faça o download do manual completo no link abaixo ou clique no anexo de sua preferência.

 

  Manual de Adesão ao Programa

 

 

Anexos:

Anexo 1: Modelo de Ofício (PDF editável) | Assine o documento com a Assinatura Eletrônica do GOV.BR

Anexo 4: Censo de Empreendimentos Locais

Anexo 5: Quadro Geral de Cadastro de Estabelecimento/Empreendedores (PDF editável)

Anexo 6: Nível de Dificuldade da Ciclorrota (PDF editável: por questões de incompatibilidade, NÃO utilizar o navegador Firefox)

Anexo 7: Diagrama de Instalação do Totem

Anexo 8: Termo de Adesão ao Programa Pedala Paraná (PDF editável) | Assine o documento com a Assinatura Eletrônica do GOV.BR

 

Um PDF editável é um arquivo que pode ser preenchido eletronicamente através de um navegador de Internet ou software específico (ex: Adobe Acrobat). 

Com o intuito de obter uma experiência mais aprimorada, sugerimos que o preenchimento seja feito em um computador ou notebook (evite celulares) e, preferencialmente, utilizando o navegador Edge (Windows) pois nem todos oferecem compatibilidade com arquivos PDF editáveis.

Microsoft Edge: clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e escolha: "Abrir com Microsoft Edge". Após o preenchimento completo do arquivo, clique no ícone "Salvar como" (Disquete com Lápis) no canto superior direito e renomeie o arquivo de acordo com o nome do município solicitante da ciclorrota. Exemplo: de anexo-6-nivel-dificuldade-editavel.pdf para anexo-6-nivel-dificuldade-toledo.pdf, anexo-6-nivel-dificuldade-pato-branco.pdf e assim por diante. Após essa etapa, envie o arquivo PDF salvo (juntamente com os demais arquivos) para o e-mail: pedalaparana@esporte.pr.gov.br

como preencher e salvar um pdf editável no microsoft edge

 

Google Chrome: clique no ícone da Impressora no canto superior direito e na opção "Destino" escolha: "Salvar como PDF" e aperte o botão "Salvar". Uma outra forma seria simplesmente clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo PDF preenchido e clique em "Salvar como". 

Firefox: clique em "Salvar" (Pasta com Seta para Baixo) no canto superior direito. NÃO utilizar esse navegador para o preenchimento do Anexo 6.