Elaborando uma nova rota

A adesão ao Programa Pedala Paraná é realizada em quatro fases:

 

Antes de planejar uma ciclorrota é necessário conhecer o usuário que utilizará esse serviço. Assim, sugerimos que seja realizado um censo que possa identificar quantas famílias tem bicicleta em casa, quem a utiliza e com que finalidade (transporte, esporte, entre outros). Com essas informações será possível criar um cadastro dos ciclistas da sua cidade e, neste caso, em especial os que praticam Mountain Bike. O censo poderá ser realizada junto aos alunos das escolas da sua cidade. Para a aplicação do censo, sugerimos que seja utilizado o Instrumento de Coleta de Dados presente no Manual do Programa Pedala Paraná.

De posse do cadastro de ciclistas do município, convoque reuniões e discuta com o grupo sobre a definição de uma rota. Identifique os pontos turísticos e empreendimentos ao longo dessa rota. Escolha um nome para essa rota, calcule a distância total (em quilômetros), a altimetria e o grau de dificuldade do percurso ( Anexo 6 ). Com o levantamento desses dados será possível  observar a utilização da ciclorrota: esporte, turismo ou educação ambiental.

Reúna o setor de Esporte, Educação, Indústria e Comércio e/ou Fazenda e Turismo da sua cidade. Envolva todos os setores interessados e apresente a eles o seu projeto.

Promova reuniões com os proprietários dos estabelecimentos comerciais possíveis beneficiados com a instalação da ciclorrota. Identifique o tipo de negócio, suas qualidades e dificuldades, e sistematize através de um documento. Por meio dos parceiros do evento podemos desenvolver programas gratuitos de capacitação aos interessados.

Com base nas informações anteriores, determine os locais de instalação dos Totens e de sinalização das placas. Cada ciclorrota receberá dois totens de apoio ao ciclista, 20 placas de sinalização (esquerda, direita) e uma placa sinalizadora de inicio de rota com um mapa (marco zero).

Elabore o trajeto da sua ciclorrota, produza o mapa em aplicativo ou software próprio, aplique a arte no arquivo Modelo de Mapa das Ciclorrotas e salve como arquivo PDF de alta resolução (para impressão).

Grave o trajeto da sua ciclorrota em GPX utilizando-se de aplicativos ou instrumentos destinados à esse fim. Para maiores informações, acesse o tutorial.

Solicite ao seu prefeito a adesão ao Programa Pedala Paraná, através de ofício ( Anexo 1 ) dirigido à coordenação do programa na Secretaria do Esporte do Paraná. Em anexo deve constar o mapa em PDF ou similar, o cadastro de empreendedores, o quadro geral do censo dos ciclistas e o nível de dificuldade da ciclorrota (Anexo 6). Um ou mais municípios podem aderir ao mesmo tempo a mesma rota, compartilhando-a.

Documentos que devem ser enviados via e-mail: pedalaparana@esporte.pr.gov.br:

  1. Ofício solicitando adesão ao programa ( Anexo 1 );
  2. Quadro Geral de empreendimentos locais ( Anexo 5 );
  3. Nível de dificuldade da ciclorrota ( Anexo 6 ).
  4. Mapa da Ciclorrota em arquivo PDF (alta resolução - para impressão)
  5. Arquivo GPX

A coordenação do programa, após abrir protocolo específico, irá analisar os documentos enviados, apontando as possíveis correções.

Sanadas as dúvidas e pendências, será solicitado um cronograma de 12 meses de utilização da ciclorrota com pelo menos 3 eventos apontados. A utilização da ciclorrota e a organização dos eventos, poderá ser proposta a partir dos empreendedores locais.

O termo de adesão será assinado, credenciando o município a estabelecer a data de lançamento da ciclorrota em sintonia com a coordenação do programa, e deve ser enviado via e-mail: pedalaparana@esporte.pr.gov.br:

  1. Termo de adesão ao programa ( Anexo 8 )