Elaborando uma nova rota

A adesão ao Programa Pedala Paraná é realizada em quatro fases:

 

Antes de planejar uma ciclorrota é necessário conhecer o usuário que utilizará esse serviço. Assim, sugerimos que seja realizado um censo que possa identificar quantas famílias tem bicicleta em casa, quem a utiliza e com que finalidade (transporte, esporte, etc). Com essas informações será possível criar um cadastro dos ciclistas da sua cidade e, neste caso, em especial os que praticam Mountain Bike. O censo poderá ser realizada junto aos alunos das escolas da sua cidade. Para a aplicação do censo, sugerimos que seja utilizado o Instrumento de Coleta de Dados (Anexo 2) presente no Manual do Programa Pedala Paraná.

De posse do cadastro de ciclistas do município, convoque reuniões e discuta com o grupo sobre a definição de uma rota Identifique os pontos turísticos e empreendimentos ao longo dessa rota. Escolha um nome para essa rota, calcule a distância total (em quilômetros), a altimetria e o grau de dificuldade do percurso ( Anexo 6 ). Com o levantamento desses dados será possível  observar a utilização da ciclorrota: esporte, turismo ou educação ambiental.

Reúna o setor de Esporte, Educação, Indústria e Comércio e/ou Fazenda e Turismo da sua cidade. Envolva todos os setores interessados e apresente o projeto.

Reúna com os proprietários dos estabelecimentos comerciais possivelmente beneficiados com a instalação da ciclorrota, identifique o tipo de negócio, suas qualidades e dificuldades e sistematize através de um documento. Podemos, através dos parceiros do programa, desenvolver programas de capacitação aos interessados gratuitamente.

Com base nas informações anteriores, determine os locais de instalação dos Totens e da sinalização das placas. Cada ciclorrota receberá dois totens de apoio ao ciclista, 20 placas de sinalização (esquerda, direita) e uma placa sinalizadora de inicio de rota com um mapa (marco zero).

Elabore o trajeto da sua ciclorrota, produza o mapa em aplicativo ou software próprio, aplique a arte no arquivo Modelo de Mapa das Ciclorrotas e salve como arquivo PDF de alta resolução (para impressão).

Grave o trajeto da sua ciclorrota em GPX utilizando-se de aplicativos ou instrumentos destinados à esse fim. Para maiores informações, acesse o tutorial.

Solicite ao seu prefeito a adesão ao Programa Pedala Paraná através de ofício (Anexo 1) dirigido à coordenação do programa na Superintendência Geral do Esporte. Em anexo deve constar o mapa em PDF ou similar, o cadastro de empreendedores, o quadro geral do censo dos ciclistas (Anexo 3) e o nível de dificuldade da ciclorrota (Anexo 6). Um ou mais municípios podem aderir ao mesmo tempo a mesma rota, compartilhando-a.

Documentos que devem ser enviados via e-mail: pedalaparana@esporte.pr.gov.br:

  1. Ofício solicitando adesão ao programa (Anexo 1);
  2. Quadro geral do censo dos ciclistas/bicicletas (Anexo 3);
  3. Quadro Geral de empreendimentos locais (Anexo 5);
  4. Nível de dificuldade da ciclorrota ( Anexo 6 ).
  5. Mapa da Ciclorrota em arquivo PDF (alta resolução - para impressão)
  6. Arquivo GPX

A coordenação do programa, após abrir protocolo específico, irá analisar os documentos enviados, apontando as possíveis correções.

Sanadas as dúvidas e pendências, será solicitado um cronograma de 12 meses de utilização da ciclorrota com pelo menos 3 eventos apontados. A utilização da ciclorrota e a organização dos eventos, poderá ser proposta a partir dos empreendedores locais.

O termo de adesão será assinado, credenciando o município a estabelecer a data de lançamento da ciclorrota em sintonia com a coordenação do programa, e deve ser enviado via e-mail: pedalaparana@esporte.pr.gov.br:

  1. Termo de adesão ao programa (Anexo 8)