Totem de Apoio ao Ciclista
O Totem tem a função de ser um apoio ao ciclista. Sua estrutura é feita em madeira de reflorestamento. A placa que abriga o mapa e a lixeira são elaboradas com materiais descartados, tais como: lascas de madeira, papéis, plásticos em geral e tecidos, considerando o conceito de logística reversa.
O mapa indica a posição geográfica onde ele foi alocado e o percurso da ciclorrota indicando locais de serviços, comércio e atrações turísticas, além de conter ferramentas de pronto atendimento para reparos na bicicleta e uma bomba para inflar pneus. O Totem de apoio ao ciclista é distribuído ao longo da ciclorrota, sendo acompanhado por placas indicativas com setas ao longo do percurso, elaboradas com os mesmo materiais.
Cada ciclorrota recebe dois totens de apoio ao ciclista, um totem sinalizador de inicio de ciclorrota (“totem marco zero”), todos com o mapa do percurso.
Diagrama de Instalação do Totem
IMPORTANTE
Os mapas devem ser instalados antes dos totens serem fixados no chão. Observe as furações no tronco do totem. O cabo deve "subir" por um desses furos e "descer" pelo outro utilizando-se da peça de alumínio para efetuar o travamento.
O totem sem ferramentas será o marco zero e deve ficar no início da ciclorrota.
Os totens com ferramentas deverão ficar em lugares ermos no meio da rota sendo de apoio ao ciclista.
Os totens devem manter seu aspecto natural de madeira não sendo permitidas alterações como pintura, por exemplo, à título de não descaracterizar o equipamento bem como sua proposta ecológica.
A lixeira deverá ficar no totem marco zero.
As bombas devem ficar junto aos totens com ferramentas no meio da rota.
Quando da fixação dos totens e das placas pedimos que se evite "chumbar" com concreto pois isso é antagônico à ideia de sustentabilidade que permeia Programa Pedala Paraná.