Ciclorrota Tibagi - Rota do Pinheiro Seco
Nome: Ciclorrota Rota do Pinheiro Seco
Município: Tibagi
Trajeto: 31 km
Altimetria: 586 metros
Latitude: 24°34'30"S
Longitude: 50°25'20"W
Hotéis
Restaurantes
Pesque Pague
Rio
Trilha
Lanchonetes
Artesanato
Fazendas
Downloads
Nível de Dificuldade 5,7
Trajeto moderado
Trajeto misto com piso úmido ou areia ou pedra;
Trajeto sem ponto natural de agua potável (fonte, bica, etc..);
Predominam altas temperaturas;
Levar água extra;
Subidas íngremes e longas.
Informações Turísticas
Descrição: A Ciclorrota do Pinheiro Seco com seus 31km e 586m de altimetria inicia e termina na Orla Turística do Rio Tibagi, espaço de lazer e contemplação, onde fica a Secretaria Municipal de Turismo de Tibagi e a Escola de Canoagem apoiada pelo Município; projeto social e esportivo da Associação Semeando Sonhos.
O trajeto possui nível de dificuldade médio incluindo piso com asfalto, calçamento de basalto e na maior parte estradas rurais cascalhadas. Tem exposição ao sol em sua maior parte, mas também conta com sombras, possuindo variações entre subidas e descidas garantindo uma boa aventura! É um percurso considerado de aclimatação e treinamento para as demais possibilidades de pedaladas em Tibagi, na maioria com características do mountain bike.
O Pinheiro Seco é um bairro rural de Tibagi e grande parte desta ciclorrota transcorre por ele. O circuito que é linear passa pela Represa do Rio Tibagi, com belas paisagens, e chega a um lindo mirante para a Serra Branca com o Morro do Jacaré em evidência. A dica é fazer essa pedalada no amanhecer ou fim de tarde para desfrutar da possibilidade de um lindo nascer ou pôr do sol nesses atrativos!
Na cidade de Tibagi você pode contar com serviços de apoio para sua bicicleta e consultar os Grupos de Ciclistas locais. Dicas e informações, serviços de hospedagem, alimentação e outros atrativos turísticos podem ser consultados no guia de turismo on-line ou pelo WhatsApp da Secretaria Municipal de Turismo: (42) 98832-1849.
Sugerimos a visita no Museu Histórico local que conta a história da cidade emoldurada pelo tropeirismo, garimpo do diamante e o carnaval mais antigo do interior do Estado do Paraná; e ao Parque Estadual do Guartelá, onde fica o maior cânion do Brasil em extensão sendo o principal atrativo turístico da cidade.
Data de Lançamento: 01 de dezembro de 2024.
Como chegar: Tibagi fica a 198 km de Curitiba, e tem acessos pela BR-376, PR-340, BR-153 ou Rodovia Transbrasiliana.
Grau de dificuldade Similar
Ciclorrota Cambé - Rota do Caramuru
Ciclorrota Caminhos da Gruta - Colombo
Ciclorrota Caminho da Onça - Manoel Ribas