Programa Geração Olímpica bate recorde de inscrições 17/04/2020 - 19:11

O período de inscrições para o décimo ano do programa Geração Olímpica finalizou às 18h desta sexta-feira (17.04) e foram recebidas 2.931 candidaturas. Esse número é o maior da história do programa, que conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel, onde nesta edição vai aportar R$ 4,75 milhões.

 

Considerado o maior programa de incentivo ao esporte em nível estadual do Brasil, o programa Geração Olímpica disponibiliza, neste ano, 1.215 bolsas para atletas e técnicos divididas em seis categorias diferentes. 

 

Destinadas para atletas de alto rendimento as categorias Nacional, que possui 270 vagas, e Olimpo, que conta com 30, tiveram 524 e 80 inscrições, respectivamente. A categoria Formador Escolar, que possui 400 vagas, sendo pré-requisito o atleta ter entre 11 e 17 anos e também estar matriculado e frequentando um sistema de ensino no Paraná, teve 1.061 inscrições.

 

Estadual EAD registrou 977 formulários preenchidos para concorrer às 400 bolsas ofertadas para atletas entre 11 e 21 anos que devem estar vinculados à EAD de sua modalidade e também estar estudando. Já para as 45 bolsas de Técnico Formador Escolar e 70 de Técnico EAD, destinadas exclusivamente para os técnicos, foram registradas 136 e 153.

 

“Mesmo com todas as dificuldades do atual momento que vivemos, conseguimos registar o maior número de inscrições da história do programa. Isso demonstra o envolvimento e a responsabilidade de todos que estão envolvidos, desde a equipe administrativa do programa Geração Olímpica e da Superintendência do Esporte, como também a Copel, nossa grande aliada que nesses dez anos tem patrocinado o programa, ajudando a promover o desenvolvimento do esporte pelo Paraná”, comenta a coordenadora do programa, Denise Golfieri. 

 

Próximos passos

 

Com o fim da primeira etapa, onde os candidatos deveriam realizar a sua inscrição, o processo segue agora de acordo com o previsto no Regulamento Geral desta edição e todos devem se atentar para as publicações oficiais.

 

Na segunda fase, as Federações Esportivas e a Comissão Estadual de Avaliação (CEA) do Programa Geração Olímpica irão receber a relação dos candidatos inscritos que estão aptos e habilitados para o processo de escolha. Como previsto no regulamento, as categorias olímpicas das bolsas Estadual, Nacional e Técnico serão definidas pelas Entidades de Administração do Desporto. As bolsas Formador Escolar, Técnico Formador Escolar e vagas paralímpicas das Estadual, Nacional e Técnico serão definidas pela comissão do programa. 

 

Todos os critérios que a Comissão Estadual de Avaliação irá utilizar estão presentes no regulamento deste ano. As Federações Esportivas poderão criar critérios específicos à sua modalidade, conforme prevê o regulamento oficial do programa.

 

Já na terceira e última fase, também com data a ser definida, será divulgada a relação oficial com o nome dos contemplados. Neste momento, após identificar seu nome na relação de contemplados, o bolsista deve iniciar o processo de envio da documentação comprobatória das informações cadastradas para ter a sua seleção homologada no programa Geração Olímpica. Os candidatos que não enviaram os dados bancários na primeira fase, deverão encaminhar neste momento junto com os outros documentos. 

 

​ Confira o Regulamento Geral da 9ª edição do programa Geração Olímpica ​

 

Pensando em todo esse processo, a equipe do programa, que vem realizando teletrabalho, está disponível pelo e-mail geracaoolimpica@esporte.pr.gov.br e redes sociais oficiais, para responder todas as dúvidas que surgirem. 

 

10 anos de Geração Olímpica

 

Neste ano o programa Geração Olímpica completa 10 anos. Criado em 2011 com o nome Talento Olímpico do Paraná, já foram registrados atendimentos de mais de nove mil técnicos e atletas com foco no fomento e desenvolvimento das modalidades presentes no quadro oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.