Governo do Estado atende demanda da comunidade e recria a Secretaria do Esporte 22/12/2022 - 16:32

O governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, anunciou, nesta quinta-feira (22), parte do secretariado para os próximos quatro anos da gestão. Entre os anúncios esteve a recriação da Secretaria de Estado do Esporte, medida que vai ao encontro dos anseios de diversas entidades públicas, privadas, associações de classe e do terceiro setor, que manifestaram a importância de maior autonomia administrativa da área. O secretário da pasta continuará sendo Helio Wirbiski, que durante os quatro primeiros anos da gestão esteve como superintendente geral do esporte.

A nova pasta do Esporte deverá valorizar o segmento, que tem obtido expressivos resultados em âmbito nacional e internacional, além de ajudar na movimentação da economia, geração de empregos e bem-estar da população. A mudança tem como foco valorizar áreas que estão cada vez mais em evidência na sociedade e prepara o Paraná para enfrentar os desafios dos próximos anos em alguns segmentos.

Com as alterações, o Esporte tem como objetivo continuar as políticas públicas de investimento nos municípios, fortalecer o desenvolvimento esportivo e de geração de emprego e renda que fizeram o Estado ter a quarta maior economia e o título de mais sustentável do país, além das conquistas esportivas que renderam prêmios e colocaram o Paraná no topo em diversas categorias, desde o esporte escolar até o alto rendimento.

Secretário do Esporte

A Secretaria do Esporte ficará sob comando do secretário Helio Wirbiski, que ocupava o cargo de superintendente-geral do Esporte. Helio é um dos responsáveis pela criação dos Jogos de Aventura e Natureza e será o coordenador-geral do Verão Maior Paraná, circuito de atividades esportivas, de lazer e incremento de segurança na temporada de verão. Vereador de Curitiba por dois mandatos, Wirbiski é graduado em Marketing e Propaganda com pós-graduação em Administração Pública e Gestão Pública do Esporte. Chefiou o gabinete do Governo do Estado de Rondônia e foi Secretário Municipal de Relações Institucionais de Curitiba. Também atuou como diretor da Secretaria Municipal de Administração e foi superintendente administrativo da Itaipu Binacional.

O superintendente, agora secretário de esportes, Helio Wirbiski, valoriza essa mudança, que trará benefícios diretos para a comunidade esportiva. “A criação da secretaria de esporte é uma vitória da comunidade esportiva do Paraná. Estou muito feliz e grato ao governador Ratinho Júnior que me coloca na condição de secretário do esporte do Paraná. É um orgulho muito grande poder conduzir a melhor equipe esportiva do Brasil. Nossa equipe paranaense tem dado exemplo como superintendência nos últimos quatro anos, nos jogos escolares, jogos da juventude, prêmios em inovação nos Jogos de Aventura e Natureza, operação Verão, Pedala Paraná, enfim, em todos nossos projetos. A comunidade esportiva do Paraná está muito feliz e muito grata ao governador Ratinho Júnior por sempre apoiar o esporte em nosso estado”, afirma.

Servidores do Estado, federações, associações e toda a comunidade esportiva têm parte nisso. O Governo do Estado atendeu uma demanda assinada por mais de 90 entidades envolvidas. Essa mudança vem com o intuito de fortalecer o esporte no Estado, visando melhorias na questão orçamentária e infraestrutural, entre outros aspectos.