Jogos Escolares do Paraná: Confira os resultados da Regional 1; Começa a Regional Curitiba 09/05/2024 - 10:02

A Fase Regional 1 dos Jogos Escolares do Paraná chegou ao fim na noite de ontem (8) em 15 diferentes sedes. Mais de 34 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros participaram, entre os dias 3 e 8 de maio, da primeira etapa da edição 2024, que comemora os 70 anos dos Jeps. 

Alunos de 12 a 17 anos de 673 escolas estaduais e municipais e de 155 colégios particulares competiram nas modalidades de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez. Os jogos envolvem, também, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf 7, que são disputadas apenas nas fases finais.

A cada edição, os Jeps crescem em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Em 2022, foram mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, de 395 municípios, um recorde até então. Em 2023, houve mais de 113 mil participantes de 396 municípios.

Foram sede dos Jeps nesta etapa os municípios de Jesuítas, Itaperuçu, Renascença, Marmeleiro, Medianeira, Pinhão, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ângulo/Atalaia, Pontal do Paraná, Terra Rica, Coronel Vivida, Telêmaco Borba, Palotina, União Vitória e Douradina. 

Os campeões de cada modalidade garantem vaga na Fase Macrorregional da competição, que será disputada entre os dias 11 e 16 de junho, nos municípios de Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará. Os resultados você confere AQUI.

Confira como foi a primeira etapa em cada regional:

 

A movimentação da Etapa Regional dos Jogos Escolares do Paraná agitou a pacata cidade de Jesuítas, interior do Estado. Esta competição, que fez parte da programação em comemoração aos 44 anos da cidade, trouxe consigo não apenas jogos e competições, mas também uma verdadeira demonstração de talento e disciplina por parte dos atletas.

​​​Encerrando nesta quarta-feira (8), os Jogos Escolares foram palco para um espetáculo de habilidades, dentro das quadras e praças esportivas. Os estudantes da região do Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand brilharam, mostrando que o verdadeiro espírito esportivo vai além das vitórias e derrotas.

Durante toda a competição, que reuniu 734 atletas distribuídos em cinco modalidades, algo notável aconteceu: nenhum cartão vermelho foi necessário. Essa incrível proeza não apenas reflete o talento dos jovens, mas também sua notável disciplina e respeito dentro e fora das quadras. "Não faltou rivalidade, muito menos determinação, mas nossos alunos deram um show de disciplina e respeito no alojamento, refeitório e praças esportivas, qualidades que representam os mais importantes objetivos dos JEPs", destacou a coordenadora regional geral do JEPs, Dcheimy Baessa.

Ao longo dos cinco dias de competição, foram definidas as equipes que avançarão para a macrorregional dos JEPs, que acontecerá de 12 a 16 de junho em Assis Chateubriand. No futsal feminino de 12 a 14 anos, o Colégio Estadual Antonio Franco da Costa de Formosa do Oeste celebrou o título.

Já no futsal masculino, prevaleceu a hegemonia de Nova Aurora, que conquistou o título em ambas as categorias. No voleibol feminino, as equipes de Iracema do Oeste dominaram, com o Colégio Estadual Getúlio Vargas levando o ouro em ambas as categorias.

Além disso, a competição também foi acirrada no atletismo, com os atletas enfrentando diversos desafios, desde corridas de diferentes distâncias até arremesso de peso e salto em distância. As provas de xadrez convencional, rápido e relâmpago definiram seus classificados, assim como o tênis de mesa, que consagrou campeões tanto no masculino quanto no feminino, em disputas individuais e em duplas.

Chegou ao fim nesta quarta-feira, em Itaperuçu, uma das etapas da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná em 2024, ano que a competição completa 70 anos de existencia. Na localidade, os embates reuniram alunos da rede particular e estadual de ensino das 14 cidades que integram o Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte. Cerca de dois mil alunos-atletas e professores participaram das atividades.

​​Para o último dia de disputas, ficaram programadas as finais das modalidades coletivas, e quem prestigiou as partidas assistiu a jogos emocionantes. No basquetebol, os resultados obtidos definiram o título da etapa para o Instituto Federal de Educação do Paraná (Colombo) no masculino A; CE Timbu Velho (Campina Grande do Sul) no masculino B e no feminino B; e do CE Raulino Costacurta (Colombo), na categoria feminino A.

Já no voleibol, os resultados garantiram o título para o CE Tenente Sprenger (Pinhais) no feminino A; CE Arlinda Creplive (Quatro Barras) no masculino e feminino B; e CE Rosilva de S. Oliveira (Piraquara), pelo masculino A. Por fim, no futsal, os classificados foram o CE José Pioli e CE André Andreatta (Quatro Barras) - pelo feminino A e B, respectivamente. No masculino, os vencedores foram CEC Porto Novo (Adrianópolis) e CE Daniel Rocha (Pinhais) - categorias A e B.

Além das modalidades citadas, a competição promoveu disputas no atletismo, handebol, xadrez e tênis de mesa para competidores de 12 a 14 anos (categoria B), e de 15 a 17 anos (categoria A), no masculino e feminino.

Nesta quarta-feira 8, concluiu-se a fase regional dos 70° Jogos Escolares do Paraná, na cidade de Coronel Vivida.

A competição aconteceu de 3 a 8 de maio, com a participação dos atletas de 12 a 17 anos, no naipe feminino e masculino. Nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Os jogos contaram com a participação de 16 municipais que integram o Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, são eles: Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Vitorino e a anfitriã Coronel Vivida.

Os campeões das modalidades coletivas e individuais, representam o NRE de Pato Branco na fase macrorregional que acontece na data de 11 a 16 de junho na cidade de Laranjeiras do Sul, na fase estarão presentes os Núcleos de, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

Confira quem são os representantes para a próxima fase:

Modalidade de futsal

De 12 a 14 anos

CE Armin Matte (Chopinzinho) - Fem.

C Mater Dei (Pato Branco) - Masc.

15 a 17 anos

O CCM Nova Visão, de Chopinzinho, garantiu a classificação no naipe feminino e masculino para a próxima fase da competição.

Modalidade de voleibol

12 a 14 anos

C Hercilio B de Camargo (Palmas) - Fem.

C Veritá (Coronel Vivida) - Masc.

15 a 17 anos

C Veritá (Coronel Vivida) - Fem.

C Sesi Paraná (Palmas) Masc.

Modalidade de Handebol

Na modalidade de handebol o destaque ficou com o CE Duque de Caxias (Saudade do Iguaçu), que conquistou quatro vagas para a macrorregional, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a17 anos, no naipe feminino e masculino.

Modalidade de basquete

12 a 14 anos

CCM Monsenhor Eduardo (Palmas) – Fem.

C Mater Dei (Pato Branco) – Masc.

15 a 17 anos

O representante na Macrorregional será o C Sesi Paraná, de Palmas, no naipe feminino e masculino.

Candói, Turvo, Reserva do Iguaçu e Pinhão ficam com os títulos no futsal.

A quarta-feira (08), último dos Jogos Escolares, ficou marcada pelas definições no futsal em Pinhão. As disputas, que encerraram os confrontos realizados por meio de grupos únicos, aconteceram nos Ginásios de Esportes Angelo Brolini e Rubens Spengler.

A primeira equipe campeã conhecida foi do Colégio Estadual Santa Clara, de Candói, na categoria feminino 12 a 14 anos. Os meninos do Turvo, representando o Colégio Estadual Edivaldo e Maria Janete Carneiro, garantiram a vaga para a próxima etapa, também nas disputas de 12 a 14 anos.

No feminino 15 a 17 anos, o último jogo era determinante para definir quem conquistaria o primeiro lugar. As alunas atletas do Colégio Professora Izabel Siqueira, de Reserva do Iguaçu, conseguiram igualar o placar nos últimos instantes da partida com a equipe do Colégio Estadual do Campo de Paz, de Candói, e venceram nas disputas por pênaltis.

A partida de encerramento no masculino, também foi decisiva no título de campeão da fase regional dos JEPS. Os donos da casa, do Colégio Professor Mário Evaldo Morski, venceram a equipe do Colégio Estadual do Campo Lagoa Seca, de Candói.

O próximo desafio para as equipes classificadas é a fase macrorregional, que acontecerá em Guarapuava, entre os dias 10 e 15 de junho.

Entre os dias 03 e 08 de maio aproximadamente 1500 atletas, professores e dirigentes participaram da Fase Regional dos 70º Jogos Escolares do Paraná na cidade de Terra Rica, envolvendo instituições de ensino de 20 municípios que compõem o NRE de Paranavaí. As disputas foram intensas e contaram com grande participação do publico local, que prestigiou em peso todo o evento, desde sua Cerimônia de Abertura na sexta-feira.

“Estamos muito felizes com a realização dos Jogos aqui em Terra Rica. As disputas foram com um bom nível técnico e contamos com os ginásios e locais de competição sempre cheios. Nosso balanço é extremamente positivo. Para nós sempre é um privilégio sediar um Jogos Oficiais do Estado do Paraná”, declarou o secretário de esporte de Terra Rica, Kalunga.

Vale ressaltar que os campeões desta edição estão automaticamente qualificados para a disputa da Fase Macrorregional na cidade de Nova Esperança, entre os dias 12 e 16 de junho. Nessa competição estarão reunidos os campeões dos NRE’s de Loanda, Paranavaí, Cianorte e Umuarama.

Neste último dia de disputas mais alguns campeões foram definidos. No basquete masculino A o Colégio Estadual James Clarck de Terra Rica conquistou a medalha de ouro.

Já no voleibol feminino foram conhecidas as campeãs de ambas as categorias. No A o CE Dr. Duilio T Beltrão de Tamboara ficou com o título e no B ficou com o CE Antonio Tortato de Paranacity. No masculino A, Tamboara também conquistou a medalha de ouro.

Outro grande destaque desta etapa foi a atuação irrepreensível das equipes de handebol do município de Alto Paraná. Na oportunidade conquistaram todos os títulos em disputa nos Jogos, confirmando a grande tradição do município na modalidade.

Equipe de Voleibol Feminino Sub17 de Maringá Encerra Fase Regional dos Jogos Escolares como Campeã Invicta.

No último dia de competição dos Jogos Escolares, a equipe de voleibol feminino sub17 da cidade de Maringá brilhou na grande final, conquistando o título de campeã invicta. Com um resultado de 3x0 sobre a equipe de Marialva, Maringá demonstrou seu domínio em quadra. O time, que se destaca pela sua habilidade e coesão, promete chegar com força na próxima fase, a macro regional.

Sarandi celebra mais uma conquista nos Jogos Escolares, sendo campeão na fase regional! Agora, com grande determinação, o time sub-17 de Sarandi avança para a etapa macro regional, prontos para enfrentar novos desafios e representar sua cidade com garra e talento.

Após dias de muitos duelos e conquistas, terminou nesta quarta-feira (08) a fase regional da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) em Palotina. O município do oeste paranaense foi responsável por acolher aproximadamente 2,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 16 municípios integrantes do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE/Toledo). A competição envolve atletas das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, além de atletas com deficiência (ACD’s), nos naipes masculino e feminino.

Em disputa, estavam o atletismo, basquetebol, handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa e xadrez e para acomodar os confrontos, diversas praças esportivas foram utilizadas. Conforme o coordenador de Educação Física do NRE/Toledo, Leandro Soares, a organização do município atendeu as expectativas. “Tivemos uma acolhida e apoio dos representantes municipais que foram além do que esperávamos. Nos foi dado todo o suporte necessário para que a competição transcorresse de forma bastante tranquila nas praças esportivas”, disse.

Outro destaque foi a participação da comunidade palotinense. “Desde a abertura, durante a realização dos jogos e em especial nas finais, sempre tivemos bons públicos nos ginásios. Os times da casa foram bastante prestigiados, mas também torceram nos confrontos que envolviam equipes de outros municipios”, comentou Leandro. Além das praças esportivas, o restaurante oficial do evento também chamou a atenção. No local foram servidas mais de 15 mil refeições.

Ainda durante a abertura do evento, o prefeito anfitrião, Luiz Ernesto de Giacometti, falou da alegria em receber as delegações. “O município de Palotina preparou tudo com muito carinho. Buscamos oferecer o melhor para vocês e nós recebemos bons comentários. Isso nos deixa muito feliz”. Giacometti ainda lembrou que para o evento foram mobilizadas várias autoridades municipais, entre elas vereadores, secretários municipais e o vice-prefeito Felipe Zago.

GALERIA DOS CAMPEÕES DO FUTSAL

Categoria A Feminino: Francisco Beltrão

Categoria A Masculino: Francisco Beltrão

Categoria B Feminino: Ampére

Categoria B Masculino: Pérola D'Oeste

 

Vice Campeões:

Categoria A Feminino: Verê

Categoria A Masculino: Renascença

Categoria B Feminino: Salgado Filho

Categoria B Masculino: Pranchita

A fase regional dos da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) chegou ao final em Jacarezinho no início da tarde de quarta-feira, 8. O evento além das disputas esportivas dentro de quadra também marcou a reabertura do Ginásio de Esportes Cássio Arantes Pereira que estava fechado para reformas.

Nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, atletismo, xadrez e tênis de mesa os representantes de 11 municípios (Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina) estiveram em disputas em busca da vaga na fase macrorregional que acontecerá na cidade de Cambará em junho.

No futsal masculino de 12 a 14 anos o campeão foi o Colégio Casucha de Santo Antônio da Platina. Já na idade de 15 a 17 anos o primeiro lugar ficou com o Colégio Elo de Jacarezinho. No feminino 12 a 14 anos o Colégio Cívico Militar Ruth M. Correa de Ribeirão do Pinhal ficou com a primeira posição e na categoria de 15 a 17 anos foi o Colégio Estadual Ru Barbosa de Abatiá. Na modalidade paradesportiva a Escola Especial Jan Koski de Abatiá conquistou o título tanto no feminino como masculino na categoria 15+.

Já no basquetebol masculino de 15 a 17 anos o campeão foi o Colégio Estadual Durval Ramos Filho de Andirá. No handebol o Colégio Cívico Militar Ruth M. Correa irá enviar para as quatro equipes (duas masculinas e duas femininas) para a fase macrorregional.

O voleibol agitou a quadra do Instituto Federal com partidas emocionantes. No feminino de 12 a 14 anos o Colégio Casucha de Santo Antônio da Platina ficou com o título. Na categoria 15 a 17 anos foi o Colégio Estadual Maria Dalila Pinto também da cidade platinense. Já no masculino de 12 a 14 anos o primeiro lugar ficou com o Colégio Cívico Militar Ruth M. Correa de Ribeirão do Pinhal. Na idade entre 15 a 17 ano a equipe vencedora foi o Colégio Elo de Jacarezinho.

HISTÓRIAS FORA DE QUADRA

Fora da quadra também existem várias histórias. Uma dela é da professora Roseli Fátima do Prado que foi responsável por quatro equipes na disputa, sendo o Colégio Estadual Miguel Dias de Joaquim Távora e Colégio Estadual João M. da Silveira de Quatiguá tanto nas categorias 12 a 14 anos e no de 15 a 17 anos. Durante a competição ela viu duas de suas equipes disputaram vaga e ficou com o coração dividido.

Outro ponto que chama a atenção é Bianca Cristine Davi de Souza que foi a responsável pelo fogo simbólico durante a abertura. Com um vasto currículo no atletismo e conquistas em várias competições, inclusive jogos oficiais do Estado.

Mas acompanhar o futsal paradesportivo é um grande aprendizado. “A arbitragem tem mais atenção e cuidado. Eles estão aqui para jogar e se divertir”, comenta Francislaine Freitas Roberto, que é a coordenadora de arbitragem da fase regional. Já a professora Walquiria Caetano de Medeiros da Escola Especial Jan Kosk de Abatiá lembra que a participação é importante. “A integração, amor e respeito representam bem o futsal paradesportivo do Jogos Escolares do Paraná”, ressalta.

A quarta-feira, 08 de maio foi de muita disputa nos Jogos Escolares do Paraná - JEPS, jogos estes que completam 70 anos de muita história em nosso estado no ano de 2024.

Os municípios de Pérola e Altônia, representados pelo Colégio Estadual Nestor Victor e o Colégio Estadual Malba Tahan e Colégio Estadual Lucia O. Shoffen respectivamente, dominaram o último dia de disputas em Douradina.

O Voleibol foi dominado pelo Colégio Estadual Nestor Victor, que levou o titulo na categoria B feminino (12-14 anos) e categoria A Feminino e A Masculino (15 - 17 anos), assim levando os 3 títulos para casa.

No futsal masculino o município de Altônia não deu chance para ninguém. Na categoria B masculino, o Colégio Estadual Lúcia Shoffen venceu por 03x00 o Colégio Estadual Ana Neri de Perobal.

Já na categoria masculino A, o duelo foi mais equilibrado. Após o 1° tempo terminar sem gols, o segundo foi eletrizante. 5 gols, 3 viradas e mais um título para Altônia. Placar final, 03x02.

Na categoria B feminino, o título foi para Nova Olímpia, através do Colégio Estadual Duque de Caxias, que venceu o Colégio Estadual Petrônio Portela de São Jorge do Patrocínio por 04x01 e garantiu o título.

Todos os campeões dessa etapa representam a região do núcleo de Umuarama na etapa macrorregional que acontece em junho em Nova Esperança.

Chegou ao fim os Jogos Escolares do Paraná no Município de Siqueira Campos, a competição foi realizada de 03 a 08 de maio.

No ano em que se comemora os Setenta Anos dos Jogos Escolares do Paraná, o Município de Siqueira Campos deu um show de organização, com uma estrutura e logística impecável, a parceria entre Prefeitura Municipal de Siqueira Campos e Núcleo Regional de Ibaiti foi nota10, praças esportivas modernas, alojamentos tudo muito bem organizado, transportes pontuais, refeitório limpo e com refeições deliciosas.

Cerca de 1.600 pessoas, entre Alunos, Comissão Técnica e Dirigentes de 09 cidades que compreendem o Núcleo Regional de Ibaiti, participaram dos Jogos Escolares Fase Regional em Siqueira Campos.

Ao todo foram cinco Modalidades: Futsal, Voleibol, Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez.

O Futsal foi realizado no Ginásio de Esportes Raulino Ceccon, o Voleibol foi realizado na quadra esportiva do Colégio Sagrada Família, o Atletismo aconteceu no Estádio Municipal Moisés Lupion, o Tênis de Mesa foi realizado na quadra esportiva do Colégio Cívico Militar Segismundo Antunes Netto e o Xadrez na quadra esportiva da APAE de Siqueira Campos.

Foi realmente uma Grande Festa do Esporte o que aconteceu em Siqueira Campos, algo que ficará marcado na história da cidade e na vida dos diversos atletas que levarão os valores do espírito esportivo para toda vida.

A Macrogional é logo ali, esta próxima fase da competição acontecerá no mês de Junho no Município de Cambará, o último dia de competição foi marcado por superações, muita garra e espírito esportivo na busca pelo lugar mais alto do pódio e a vaga para disputar a Macroregional.

​​​​Confira os Classificados para a Fase Macroregional no Futsal e Voleibol:

FUTSAL FEMININO

Futsal Feminino 12-14 Anos, CCM Julio Farah (Ibaiti) Futsal Feminino 15-17 Anos, CCM Julio Farah (Ibaiti)

FUTSAL MASCULINO

Futsal Masculino 12-14 Anos, CEEP Seiji Hattanda (Ibaiti) Futsal Masculino 15-17 Anos, CE Sagrada Família (Siqueira Campos)

FUTSAL DI MASCULINO 15+ DI

EMEE Antonio Paulo de Souza (Siqueira Campos)

VOLEIBOL FEMININO

Voleibol Feminino 12-14 Anos, EE Francisco Inácio de Oliveira (Tomazina) Voleibol Feminino 15-17 Anos, CE Carlos Gomes (Tomazina)

VOLEIBOL MASCULINO

Voleibol Masculino 12-14 Anos, CE David Carneiro (Guapirama) Voleibol Masculino 15-17 Anos, CE Aldo Dallago (Ibaiti)

Coragem, disciplina e determinação: qualidades que são marca registrada dos alunos participantes do JEPs 70 Anos

Responsável por transformar vidas, o esporte é um pilar de extrema importância na vida de crianças e jovens e o que temos visto durante a 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é uma geração apaixonada, disciplinada e determinada a evoluir.

Durante todo o período de competição (totalizando cinco dias de jogos, mais de 400 jovens, sete modalidades nesta etapa e três praças esportivas de Pontal do Paraná), vimos centenas de alunos vestindo as cores de suas escolas e as representando com respeito, amor, dedicação e uma paixão em comum: competir. 

São centenas de histórias que se cruzam nos ginásios, como a de Danilo Acosta Hortega, primeiro aluno indígena a participar da etapa regional da competição, ou a de Carlinhos e Chagas, que através de muito esforço e treinamento, alcançaram a tão sonhada convocação para representar o Brasil em uma competição internacional de futsal e até mesmo histórias de superação, de luta diária e de muito empenho para alcançar os objetivos desejados.

É o caso da história da equipe que representou a Escola Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá, no tênis de mesa. Uma geração nova, de grandes talentos apaixonados pela modalidade e que estão em ascensão.

“Começamos o projeto com o pouco de estrutura que tínhamos e a partir daí passamos a formar as crianças no esporte. Assim como outras cidades do Litoral, temos essa cultura do tênis de mesa muito forte na escola, e com isso fomos conquistando nosso espaço, classificando para as fases macrorregional e final dos Jogos e colecionando muitas medalhas durante esse período. Com isso, temos transformado a vida dos nossos jovens e isso é motivo de orgulho para todos nós”, destacou o professor Marçal Lombardi, que acompanhou os alunos na competição.

São muitos relatos, muitas personalidades envolvidas e muitas histórias incríveis que conhecemos durante esse período. A realização de eventos como os Jogos Escolares é o símbolo da força do esporte em cada município do Litoral e também em todas as demais regiões do Paraná. 

Após cinco dias de competição, centenas de jogos disputados em sete modalidades (futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo), em três praças esportivas de Pontal do Paraná  (Ginásio da Associação Banestado, Ginásio Ezequiel P. da Silva e Colégio Estadual Paulo Freire), e uma participação incrível dos alunos que estiveram representando suas respectivas escolas, chegamos ao fim de mais uma edição dos Jogos Escolares do Paraná.

Os alunos-atletas dos 70° Jogos Escolares do Paraná (JEPS) encerraram com grandes conquistas a fase regional em União da Vitória. Foram seis dias de jogos, entre os dias 03 a 08 de maio, com disputas nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futsal paradesportivo, tênis de mesa, voleibol e xadrez, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes feminino e masculino. 

Mais de 1.000 pessoas, entre alunos-atletas, dirigentes e comissão técnica participaram da competição. Com a participação de alunos-atletas de nove municípios, incluindo Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, e o município sede, União da Vitória.

O aluno-atleta do Colégio Estadual Santa Bárbara, do município de Bituruna, André Greselle, de 15 anos, conta como se sentiu ao participar da fase regional do JEPS. “A fase regional é a melhor, pois possui muitos times, e nós conseguimos jogar bastante, colocando em prática todo nosso treinamento”, relata o capitão da equipe vencedora da categoria masculina de 15 a 17 anos de voleibol.

Em comparação com anos anteriores, o JEPS 2024 teve um crescimento no número de atletas participantes. O árbitro da Federação Paranaense de Voleibol, Jeferson José Beuren, que trabalhou durante a fase regional em União da Vitória em 2023 e 2024, relata sobre o aumento nas participações nas modalidades coletivas. “Neste ano nesta regional nota-se uma constante crescente na participação, principalmente nos esportes coletivos, então o voleibol entrou muito em evidência, porque teve mais participação que o ano passado”, diz. 

Na modalidade de voleibol, as equipes que se destacaram e garantiram uma vaga na fase Macrorregional foram o Colégio Estadual Júlio de França, de União da Vitória, com a equipe feminina e masculina da categoria B, o 7° Colégio da Polícia Militar, de União da Vitória, com a equipe feminina da categoria A, e o Colégio Estadual Santa Bárbara, de Bituruna, com a equipe masculina da categoria A. 

Na modalidade de futsal paradesportivo a equipe da Escola 30 de Março, do município de Cruz Machado, encerrou invictos sua participação na regional. Com três vitórias e com um grande saldo de gols, os alunos-atletas mostraram o resultado do treinamento que vem sendo realizado na escola.

Já no futsal, as alunas-atletas, da categoria B, do Colégio Estadual São Cristóvão, de União da Vitória, garantiram uma vaga na Macrorregional. Na categoria A, do feminino, a equipe classificada foi do Colégio Estadual João de Lara, de Paula Freitas.  No naipe masculino, categoria B, foi o Colégio Estadual Pedro Stelmachuk, de União da Vitória. Por fim, a última equipe classificada da categoria A foi o Colégio Estadual São Mateus, de São Mateus do Sul. 

No basquetebol, apenas duas equipes masculinas, da categoria A, disputaram uma vaga na Macrorregional. O Colégio Maria Augusta Sema, de São Mateus do Sul, ganhou as duas partidas contra o 7° Colégio da Polícia Militar, de União da Vitória, garantindo sua classificação.

As modalidades individuais de tênis de mesa, xadrez e atletismo aconteceram nos dias 04, 05 e 06 de maio. No tênis de mesa as disputas aconteceram individual e em duplas. Já no xadrez, foram disputadas as categorias rápido, relâmpago e convencional. Por fim, o atletismo teve disputas de arremesso de peso, salto em distância, corrida de 80, 100, 150, 200, 400, 800, 2.000 e 3.000 metros.

Depois de cinco dias de competição e cerca de 500 atletas envolvidos, a regional de Telêmaco Borba encerrou a primeira etapa do 70° Jogos Escolares do Paraná com sucesso. Ao todo, sete cidades participaram da competição nas modalidades de futsal, voleibol, atletismo, xadrez e tênis de mesa.

No futsal masculino, os times da casa dominaram mais um ano, com a equipe do Colégio Ideal campeão do B, e o time do Colégio Positivo vencedor do A. Enquanto, no feminino, o título ficou com o CE Sapopema (Sapopema) no A e B.

No vôlei feminino, o Colégio Ideal ficou com o título da categoria de 15 a 17 anos e o Colégio Positivo se consagrou campeão na faixa de 12 a 14 anos. No masculino, o CCM Gregório Szeremeta (Reserva) ganhou no B, e o CE Wolff Klabin (Telêmaco Borba), levou a melhor no A.

No Atletismo, o CEC Teofila Nassar Jangada (Reserva) dominou as provas e se classificou para a etapa macrorregional com um total de 56 medalhas conquistadas na competição, entre o primeiro, segundo e terceiro lugar.

 

JEPS CURITIBA – Os jogos oficiais não param. Com menos de um dia entre uma etapa e outra, começa hoje (9) a Fase Regional de Curitiba. A capital paranaense conta com mais de 5,4 mil participantes inscritos, representando 116 colégios entre estaduais, federais e escolas privadas.

Os jogos seguem em Curitiba até o dia 18 de maio e serão disputadas nove modalidades: atletismo, tênis de mesa, xadrez, basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia, futsal e futsal paradesportivo.

A cerimônia de abertura foi realizada no  Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, e abriu oficialmente a tradicional competição esportiva do estado. 

O evento contou com apresentações de música, dança, e é claro, a chama olímpica, conduzida pelos atletas Vitor Tavares (parabadminton) e Carolyne Pedro (ginástica artística) e acesa por Julia Soares, da seleção brasileira de ginástica artística, todos atletas paranaenses de destaque internacional.

O juramento dos atletas teve ainda a participação especial, em vídeo, da ginasta Bárbara Domingos, bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica entre 2012 e 2023, e que garantiu a vaga brasileira em Paris 2024 - o evento também foi lembrado na cerimônia, por meio de apresentações artísticas.

Representando a Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, se apresentou o Grupo de Ginástica Rítmica do Colégio Estadual do Paraná. Representando a Ásia, o Grupo Pra Dançar – Apresentação de Jazz; o Grupo Dunyaben & Dambaformacion com a música Mandengue Sofa representou a África; representando a Europa, o Grupo Folclórico Polonês Junak deu um show; já representando a Oceania, o Grupo CiaZ41 levantou o público; por fim, representando a América, o grupo de Dança Da APABB Curitiba emocionou a todos.

Confira a programação completa do JEPS para 2024:

FASE REGIONAL CURITIBA – 9 a 18 de maio

2ª FASE REGIONAL – 17 a 22 de maio – Rio Negro, Jandaia do Sul, Barbosa Ferraz, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Assaí, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Jardim Alegre, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz Monte Castelo, Sertanópolis, Imbituva, Nova Tebas e Sengés

FASE MACRORREGIONAL – 11 a 16 de junho – Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará

FASE FINAL (12 A 14 ANOS) – 12 a 20 de julho – Campo Mourão

FASE FINAL (15 A 17 ANOS) – 2 a 10 de agosto – Pato Branco

 

Imagens das competições e outras notícias em tempo real você encontra no facebook oficial dos Jogos Escolares do Paraná.


 

GALERIA DE IMAGENS