TRIATHLON

Competição de Triathlon

 

Competição

O Triathlon é um esporte que se originou da junção de outros três: natação, ciclismo e corrida. Atualmente, é possível dizer que o triathlon ganhou bastante popularidade nos últimos dez anos, no Brasil.

Tradicionalmente, são três os tipos de provas disputadas no triathlon: o short triathlon, o triathlon olímpico e o ironman. O Short triathlon é a prova mais indicada para quem está iniciando no esporte, em razão da menor distância a ser percorrida: são 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. O triathlon olímpico é composto de 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Longe de qualquer outra, a prova mais exaustiva é o ironman. No ironman o atleta deve nadar 3,8 quilômetros, deve pedalar 180 quilômetros e correr 42 quilômetros. Ou seja, apenas a etapa final da prova é uma maratona inteira!

Atualmente o Triathlon é praticado por mais de 1 milhão de pessoas, sendo seu principal público atletas amadores que praticam este esporte no intuito de melhorar a qualidade de vida, manter o bom condicionamento físico e até mesmo como forma de lazer.

O Triathlon Paranaense atinge um novo patamar, crescendo a passos largos e tornando-se um verdadeiro celeiro de campeões. Vários atletas do estado tornaram-se protagonistas no cenário nacional e mesmo internacional, sendo o mais representativo, Juraci Moreira Junior, o curitibano participou de três olimpíadas (Sidney2000, Atenas2004 e Pequim2008), conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 e foi hexacampeão brasileiro na distância olímpica e hexacampeão do tradicional Sesc triathlon de Caiobá.  

 

Confira no MAPA os locais e datas das Competições de Triathlon!