UEL e Superintendência do Esporte abrem vagas para curso de formação de treinadores 09/02/2021 - 11:44

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), em uma parceria com a Superintendência do Esporte, vai oferecer em Março o segundo curso de formação de treinadores (Módulo II). Ele será on-line e gratuito. Serão quatro dias de curso (6, 13, 20 e 27) com certificados emitidos pela UEL.

 

As inscrições podem ser realizadas NESTE LINK. O curso é destinado a estudantes, professores e treinadores, profissionais da área de Educação Física e do esporte em geral.

 

A primeira edição (Módulo I), em 2020, contou com aproximadamente 2.100 inscritos de todo o Brasil e também alguns de fora do país. A proposta faz parte de um planejamento de atendimento à sociedade, vinculado à pró-reitoria de extensão da UEL e do Centro de Educação Física - Departamento de Ciências do Esporte.

 

“O principal objetivo é oferecer formação continuada para os profissionais que atuam no âmbito esportivo. Vamos contemplar os princípios gerais de formação de treinadores e correspondentes estratégias de treino, metodologia e aprimoramento de competências exigidas nessa área”, afirma o coordenador do projeto, Prof. Hélcio Rossi Gonçalves. Ele também informa que haverá novos módulos em Julho (especial Paradesporto) e Novembro. 

 

Essa iniciativa se alinha ao programa Escola do Esporte, da Superintendência, que visa promover, organizar e executar diversos cursos e ações da aprendizagem em parceria com o Sistema Esportivo Estadual e suas necessidades em caráter presencial e/ou nas diversas plataformas das novas tecnologias de informação.

 

“O programa Escola do Esporte tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais do esporte que cada vez mais precisam estar atualizados com as novas demandas técnicas e sociais que envolvem a área.  Por isso é muito importante a parceria com a UEL, pois alinhamos nossa ideia a uma instituição que tem o histórico de formação de grandes profissionais de Educação Física”, destaca o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

 

Os temas de Março serão:

6 de Março - Metodologia de ensino dos esportes: jogar para aprender e aprender jogando. Com o Prof. Dr. Pablo Juan Greco – Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

13 de Março - Perspectiva dos sistemas complexos e a elaboração de tarefas de treino. Com o Prof. Dr. Bruno Pasquarelli – Treinador de Futebol e Dr. em Ed. Física.

20 de Março - A pedagogia do jogo: uma abordagem de ensino. (3h) Com o Prof. Dr. Alcides José Scaglia – Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas – FCA/UNICAMP.

27 de Março - Controle fisiológico do treinamento. Com o Prof. Dr. Raul Osiecki – Universidade Federal do Paraná – UFPR.

 

As aulas serão ao vivo pelo canal do Curso de Formação no YouTube.