Ratinho Junior recebe Bárbara Domingos e Igor Schlosser, estrelas do esporte paranaense 26/09/2023 - 08:50

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (25) no Palácio Iguaçu dois atletas paranaenses que têm se destacado internacionalmente nas suas modalidades: a ginasta Bárbara Domingos, que se classificou para disputar as Olimpíadas de Paris de 2024, e o lutador de karatê Igor Samuel Schlosser, campeão mundial na categoria até 11 anos.

Os atletas, que são medalhistas em competições mundiais, contaram sobre as conquistas recentes ao governador, que os parabenizou pelos desempenhos. “Tanto a Bárbara, que vai representar o Brasil e o Paraná na competição esportiva de mais alto nível do mundo, quanto o Igor, que é um garoto muito jovem, com um grande futuro pela frente, orgulham o povo paranaense. Eles são grandes exemplos de sucesso pelo esforço, dedicação, disciplina e talento que têm”, disse Ratinho Junior.

A curitibana Bárbara (Babi) Domingos, de 23 anos, vai participar das Olimpíadas na competição individual da ginástica rítmica – o conjunto brasileiro também está classificado. A atleta de 23 anos é apoiada pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica, da Secretaria de Esporte do Paraná, desde 2012 e recebe bolsa-atleta. Ela também é patrocinada pela Copel.

Babi, como é conhecida, conseguiu a vaga para os jogos olímpicos após ficar na 11ª posição no Campeonato Mundial de Valência, na Espanha, disputado em agosto deste ano. Recentemente, a ginasta conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de Thiais, na França, e medalha de bronze nas etapas da Copa do Mundo na Bulgária e na Romênia. Ela foi a primeira brasileira a conseguir medalhas individuais nos campeonatos mundiais da modalidade.

“Este apoio do Governo do Estado foi essencial para estas conquistas, principalmente porque eu disputo um esporte que é caro e que muitas vezes não tem incentivo”, contou Bárbara.

KARATÊ – Apesar de ter apenas 11 anos, o jovem Igor Samuel Schlosser, de Capanema, no Sudoeste do Paraná, vem se destacando nas competições de artes marciais desde os 5 anos de idade.

Em julho deste ano, o garoto conquistou dois títulos mundiais na categoria para lutadores de até 11 anos. Ele venceu tanto a categoria Kata, em que o lutador faz uma demonstração de golpes e é avaliado com notas por jurados, quanto na categoria Kumite, em que luta contra outros competidores. O campeonato foi disputado em Dundee, na Escócia, e Igor derrotou rivais até 15 centímetros mais altos do que ele.

“Foi um campeonato muito bom, com 119 países, e eu representei o Paraná. Dos 14 brasileiros que estavam lá, eu fui o único a conquistar duas medalhas”, disse Igor.

Ele também ganhou medalhas de ouro e bronze no 30º Campeonato Brasileiro de Karatê, disputado em São Paulo, neste mês, na categoria de 11 a 12 anos. A expectativa dele é voltar a disputar o campeonato mundial no México em 2024 e na Suécia, em 2025.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no encontro com os atletas o secretário do Esporte, Helio Wirbiski; e o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

GALERIA DE IMAGENS