Pugilista paranaense é convocado para a seleção brasileira 21/08/2020 - 16:18

O atleta Lucas Rafael Borges Collado, bolsista pela segunda vez do programa Geração Olímpica, é o mais novo convocado pela Seleção Brasileira de boxe para fazer parte de uma base de treinamento para atletas juvenis, que possuem entre 17 e 18 anos. Os treinos estão sendo realizados como preparação para o Campeonato Mundial Juvenil, previsto para ser disputado em abril de 2021 em Kielce, Polônia. 


Com 16 anos e praticante da modalidade há apenas dois anos, Lucas diz o reconhecimento veio após o atleta ter sido campeão brasileiro de boxe na categoria cadete (para atletas com até 16 anos) em 2019. Ele diz que soube da notícia por meio de seu treinador, Adailton Gonçalves. “Meu professor me contou que eles iam me convocar para ir participar da equipe juvenil. Isso será muito bom, nós teremos materiais específicos para treinar melhor, aqui a gente não tem um espaço físico e os treinos são realizados em uma praça, lá eu sei que vou ter pessoas que são referências também”, conta. 


O pugilista se tornou o nono atleta treinado por Adailton a receber uma convocação da Seleção Brasileira, sendo que o primeiro foi Ricardo Brito em 2001. “Na minha escola de boxe nos priorizamos ale de tudo disciplina, estudos educação e responsabilidade. O Lucas é um garoto de muito empenho. Em 2018 quando ele começou os treinos, já planejei a ida dele pra seleção, devido à vontade de vencer. E eu o vejo sendo bem dedicado e que cumpre com as tarefas diárias de treinos com 100% empenho, sendo assim ele desenvolve muito”, conta o técnico.

Collado desde criança praticava diversos esportes, até que ingressou na academia de boxe do Adailton e agora tudo se tornou realidade. “É uma honra receber essa convocação, desde 2018 a gente vem treinando firme e esse era um dos objetivos. Agora estou indo, então pra mim tá sendo uma recompensa de tudo o que plantei”, finaliza o atleta.

 

Geração Olímpica

Em busca de ampliar as oportunidades para os atletas e técnicos, foi lançado em 2011 o programa Geração Olímpica, que em sua fundação se chamava Programa Talento Olímpico do Paraná. De lá para cá, foram atendidos mais de nove mil técnicos e atletas com foco no fomento e desenvolvimento das modalidades presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em 2020, o programa disponibiliza 1.243 bolsas para atletas e técnicos, além de contar com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, Copel, que irá aportar R$ 4,75 milhões.