Paraná Rosa: Esporte promove evento de conscientização para servidoras e comunidade 19/10/2023 - 11:17

Em alinhamento com as ações do Governo do Estado na campanha Paraná Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, a secretaria estadual do Esporte (SEES) realizou nesta quarta-feira (18) um evento que reuniu servidoras e mulheres da comunidade local para falar sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce destas doenças.

Participaram mais de 100 mulheres. Elas tiveram um bate-papo com a atleta de UFC Jennifer Maia e com a personal trainer Kamille Kava sobre como é ser mulher no âmbito do esporte, além de uma aula de defesa pessoal, com a professora de jiu-jitsu Nika Schwinden.

O evento foi uma iniciativa de servidores do Departamento Financeiro da SEES, em conjunto com professores da academia da Secretaria do Esporte e aconteceu no ginásio da sede da Pasta.

"Reunimos mais de 100 participantes com o objetivo incentivar a prática do esporte em favor da saúde integral e para uma ação de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama e de colo do útero”, disse o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski. “Foi um dia muito proveitoso, com conversas, aula de artes marciais e palestras", avaliou.

FORÇA FEMININA - O professor Rafael Ferreira explicou que o evento surgiu da ideia de promover a integração entre as mulheres e mostrar a força feminina: “Um evento interativo, em que as meninas da secretaria pudessem ser inspiradas por outras mulheres. O objetivo foi promover o autoconhecimento, a autoestima e também o autocuidado. O principal foi propiciar um ambiente em que elas pudessem estar juntas, apoiando umas às outras.” 

A atleta e campeã de UFC, Jennifer Maia, avaliou o encontro como positivo. “Achei muito bacana poder estar aqui contando a minha história e mostrar o poder da mulher, além de incentivá-las a se cuidar e se valorizando”, disse ela.

“Foi gratificante, conversamos bastante sobre a importância do empoderamento feminino, de estarmos todas unidas e, principalmente, incentivando umas às outras nesse elo de prevenção”, disse Kamile Kava, personal trainer especializada no atendimento ao público feminino.

Eventos assim são importantes para fortalecer o convívio, avaliou Nika Schwinden, professora de jiu-jitsu e de defesa pessoal para mulheres. “O principal é a gente aprender a fortalecer umas às outras, entendendo que não existe guerra de gêneros, mas uma unidade buscando um mundo melhor.”

PARANÁ ROSA – Idealizada pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, a campanha Paraná Rosa teve sua primeira edição em 2019. O objetivo é levar a todos os municípios a informação, o cuidado e o acesso aos exames de prevenção. A campanha paranaense tem como base o Outubro Rosa, movimento que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, do diagnóstico precoce e do tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

GALERIA DE IMAGENS