Paraná Bom de Bola define classificados para a semifinal nas quatro categorias 10/10/2023 - 07:42

No último final de semana, o município de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Estado, recebeu a primeira etapa das finais da 3ª edição do Paraná Bom de Bola. A semifinal e a grande final de cada categoria serão disputadas de 27 a 29 de outubro, também em Campo Mourão. Desde o início da edição de 2023, na fase regional, a competição reuniu 327 equipes.

Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola é uma competição exclusiva de futebol de campo, disputada em quatro categorias: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e 50+ master. Ele faz parte dos 11 jogos oficiais do Governo do Estado, é realizado pela Secretaria do Esporte e trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida, destinado a pessoas de 50 anos ou mais. Além disso, engloba futebol feminino, promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem a competição.

A edição deste ano do Paraná Bom de Bola começou em maio, com a fase regional, que envolveu mais de oito mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Foi disputada em 12 municípios: Campo Largo, Ibaiti, Iporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Planalto e Terra Rica. A fase macrorregional, em julho, contou com 1.244 atletas de 58 municípios. Os municípios-sede foram São Mateus do Sul, Marilândia do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara d'Oeste.

Nem a chuva foi capaz de parar os mais de 1,2 mil atletas de 48 equipes de 32 municípios do Paraná. As disputas aconteceram em quatro categorias: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e 50+ master.

Um dos destaques da competição foi a cerimônia de abertura no Ginásio Belin Carolo da UTFPR, que contou com mais de 3 mil espectadores entre atletas, técnicos, dirigentes e população local. Os presentes puderam acompanhar diversas atrações esportivas e culturais como apresentação de cheerleader, apresentações de grupos culturais e o show da dupla sertaneja Marcos e Belutti. Ao todo, a cerimônia de abertura arrecadou 700 kg de alimentos que serão doados para instituições da região.

Segundo o coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves, as condições climáticas não atrapalham a performance dos jogadores na primeira etapa das finais em Campo Mourão: “Apesar do forte calor que fez na sexta e no sábado e das chuvas fortes de domingo, tivemos jogos bem disputados, as equipes não se pouparam em nenhum momento, sempre buscando a classificação para as semifinais que acontecem no final de outubro.”

As equipes classificadas irão disputar as semifinais e finais do Paraná Bom de Bola nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro em Campo Mourão.

CONFIRA OS CLASSIFICADOS:

Feminino 15+

Marechal Cândido Rondon

Toledo

Curitiba

Masculino Master 50+

Paraíso do Norte

Jardim Alegre

Itapejara D’Oeste

Masculino Sub-21

Maringá

Araucária

Cornélio Procópio

Masculino Sub-16

Foz do Iguaçu

Londrina

Maringá

Campo Mourão

EXPOSIÇÃO “EVIDÊNCIA DE UM CRAQUE DE FUTEBOL” - O Centro de Memória do Esporte Paranaense promoveu durante o Paraná Bom de Bola, a exposição “Evidencia de um Craque do Futebol” que relembra a história do ex-atleta Roberto Costa Cabral.

Atletas, técnicos e dirigentes puderam acompanhar a trajetória do ex-goleiro por meio de fotos e objetos do acervo.

Roberto Costa jogou em diversos clubes do Brasil como o Santos, Criciúma, Vasco, Atlético Paranaense e o Coritiba, além de ter jogado pela Seleção Brasileira. Ganhou duas vezes o prêmio Bola de Ouro como o melhor jogador do Brasil.

Costa encerrou sua carreira profissional como jogador em 1990 e passou a atuar nos bastidores do esporte como técnico e preparador físico. Atualmente, ele trabalha na Secretaria de Estado do Esporte como coordenador na área do futebol no Escritório Regional de Foz do Iguaçu.