Natação e handebol definiram os campeões dos JEPS 2021 23/08/2021 - 12:01

Seguindo com as competições dos 67º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) - 12 a 14 anos e 15 a 17 anos - em seu modelo híbrido e descentralizado (em virtude da pandemia), duas disputas presenciais foram realizadas neste fim de semana (dias 21 e 22), em Curitiba e Campo Mourão. As modalidades foram a natação e o handebol

Cerca de 800 instituições de ensino públicas e privadas estão inscritas, com a participação de cerca de 1.000 professores, 500 árbitros, 200 técnicos de apoio aos protocolos sanitários e de biossegurança e os 32 técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação da Secretaria da Educação e do do Esporte, responsáveis pelas Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE), além da coordenação geral da equipe da Superintendência do Esporte, organizadora dos JEPS.

COMPETIÇÕES

NATAÇÃO - 250 atletas-estudantes participaram no sábado (21), no Clube de Campo Santa Mônica. Foram diversas categorias desta modalidade, incluindo competidores do paradoesporto. Confira os resultados da natação.

HANDEBOL - 450 atletas-estudantes participaram dos Jogos Escolares entre sábado e domingo (dias 21 e 22), em diferentes ginásios de Campo Mourão. Confira os resultados das trinta partidas

Confira  as próximas modalidades em disputa:

BASQUETEBOL - 04 e 05 de setembro - Campo Mourão
GINÁSTICA ARTÍSTICA – 04 de setembro - Curitiba
KARATÊ – 28 de agosto - Apucarana
NATAÇÃO – 28 de agosto - Apucarana
NATAÇÃO – 04 de setembro - Toledo
VOLEIBOL – 28 e 29 de agosto - Campo Mourão
VÔLEI DE PRAIA – 28 e 29 de agosto - Campo Mourão

CLASSIFICAÇÃO - o campeão de cada modalidade garante vaga para as fases nacionais da competição, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que acontece no Rio de Janeiro para a categoria 12 a 14 anos; Os primeiros classificados das modalidades do paradesporto garantem classificação para as Paralimpíadas Escolares, de 22 a 27 de novembro, em São Paulo. Os Jogos Escolares da Juventude - para a categoria 15 a 17 anos, que aconteceriam em Aracajú, foram cancelados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Nota de cancelamento COB.

Segurança - As federações de cada modalidade estão organizando os eventos esportivos, com a supervisão do Governo do Paraná e apoio da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR). Além disto, a retomada das competições segue todos os protocolos de medidas sanitárias e decretos vigentes, estaduais e municipais. Para credenciar a participação nos Jogos, todos os estudantes, professores, árbitros e equipe técnica são testados com Teste PCR e somente podem dirigir-se às Sedes das competições os que obtiverem resultado negativo. As cidades sedes colocaram à disposição toda a sua infraestrutura para atender ao evento no que diz respeito ao protocolo contra a Covid-19.

Fotos natação: Aléxia Lopes - Comunicação Santa Mônica Clube de Campo

Fotos handebol: blog do Raoni