NOTA OFICIAL - apoio ao adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 24/03/2020 - 16:08

A Superintendência Geral do Esporte entende que foi acertada e apoia a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), alinhado ao governo do Japão, no adiamento para 2021 dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Manter forçadamente a realização, com todas as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavirus, seria inviável e colocaria a saúde de milhões de pessoas em risco. Neste momento, o cuidado com a segurança e o bem-estar de todos é prioridade. 

 

O Paraná tem inúmeros projetos e jogos que se espelham ou têm por finalidade o ciclo olímpico. Um dos principais com esse objetivo é o Geração Olímpica, o maior programa de bolsa-atleta do país, que visa fomentar a carreira de atletas e técnicos, impulsionando futuros talentos e também dando suporte a campeões que tenham grandes chances de estar, nas melhores condições, em uma Olimpíada ou Paralimpíada. 

 

Portanto, além do primordial cuidado com a saúde de todos, sem esse adiamento o trabalho desses profissionais do esporte seria seriamente prejudicado, fazendo com que chegassem em situações precárias à competição, resultando assim em um espetáculo sem brilho e sem a aura que cerca um evento desse porte. 

 

Apesar do triste momento, a decisão do COI e do Japão respeita desse modo o legado dos ideais olímpicos, que têm no esporte não um fim, mas sim uma ferramenta para promover um mundo sempre melhor.

 

P.S: A edição 2020 do programa Geração Olímpica continua com sua execução mantida.