Mais de 4 mil pessoas participam da Divisão A dos Jogos Abertos a partir deste sábado em Toledo 09/10/2019 - 17:11

Após cinco anos, Toledo volta a receber os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) Divisão A. A partir da próxima sexta-feira (11), até o domingo (20), o município do Oeste paranaense, conhecido pela qualidade de suas praças esportivas, acolhe mais de 4 mil pessoas para a 62ª edição da competição que reúne os melhores do desporto paranaense.

Um evento que vai muito além das disputas em quadras, campos, pistas, tatames e piscinas. "O Governo do Paraná prevê na sua política esportiva a promoção de grandes eventos e o incentivo em fazer do esporte uma carreira profissional abrindo possibilidades para dirigentes, treinadores, atletas, médicos, fisioterapeutas, jornalistas entre outras áreas que participem direta ou indiretamente das competições aqui realizadas", lembra o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

"Nos Abertos reunimos a nata do esporte paranaense, com muita organização e investimento. Para se ter uma ideia, somente no restaurante oficial da competição serão 25 mil refeições à disposição dos participantes, além de 1.700 leitos de hotel contratados pela organização dos jogos", afirma o superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski, que completou: "Contudo, essa é só a ponta do iceberg. Esse sucesso só é possível graças à estruturação do esporte estadual como um todo, que tem ganhado cada vez mais atenção do nosso governador com a elaboração de um rede de projetos que se somam e reforçam ainda mais esse legado".

A abertura oficial acontecerá no Parque Ecológico Diva Paim Barth, ponto de encontro dos toledanos e um dos cartões postais da cidade. Além do desfile das delegações e demais atos do protocolo oficial, o evento terá apresentações artísticas organizadas em parceria com a Secretaria de Cultura do município. “Teremos banda e DJ para animar o público, além de outros momentos que foram organizados com muito carinho”, afirma o secretário de Esportes e Lazer de Toledo, André Alcará. Outro ponto destacado pelo secretário é a movimentação econômica. “Temos bares, restaurantes, hotéis e demais setores do comércio que serão visitados. Isso gera receita para a cidade e traz benefícios diretos e indiretos para os munícipes”, destaca.

O coordenador geral dos JAPS, Emerson Venturini, o 'Milico', reforça que "Toledo tem uma das melhores estruturas públicas do estado para a prática esportiva". Serão 3.620 atletas e dirigentes, divididos em 402 equipes de 73 municípios. A maior delegação é a maringaense, com 350 integrantes, seguida de perto por Londrina, com 338. A terceira maior é da casa, com 315 competidores. Além disso, a Comissão Executiva Estadual contará com 50 integrantes e mais 35 pessoas na Comissão Executiva Municipal. As equipes de arbitragem somam mais 318 profissionais, totalizando 4.020 pessoas envolvidas diretamente com os JAPS.

As modalidades em disputas serão o atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, karatê, voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete e taekwondo.

Histórico

Esta é a 8ª vez que a cidade recebe os JAPS. O município já acolheu o evento em 1979, 1990, 1999, 2001, 2007, 2011 e 2014. Desde a escolha como sede para 2019 a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) iniciou a preparação para a competição.

Tiro com Arco

Além das modalidades que somarão pontos para a classificação geral, o tiro com arco fará parte da programação dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo. A competição acontecerá no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, espaço de treinamento da equipe toledana, no domingo (20), a partir das 8h30.

Os Jogos Abertos do Paraná Divisão A são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo.

Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos do Paraná no facebook.com/jogosabertospr

Ricardo Morante/JAPS
ricardomorante@hotmail.com.br