Londrina recebe a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná a partir do dia 29 de setembro 22/09/2023 - 08:12

A fase final da edição 2023 dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) deverá reunir milhares de atletas em Londrina, no Norte do Estado, de 29 de setembro a 01 de outubro e de 19 a 22 de outubro. Cada final de semana deve ter a participação de cerca de 2 mil jovens na faixa etária dos 17 anos. Os Jogos da Juventude reuniram 22 mil pessoas desde o começo do ano.

São esperados 2.305 atletas de 83 municípios e 233 equipes no primeiro final de semana. Ao todo serão 15 modalidades disputadas durante toda a competição: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

A competição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com as federações desportivas e a Prefeitura de Londrina. Os JOJUPs fazem parte dos 11 jogos oficiais do Estado, realizados anualmente e que atendem a atletas de todas as idades.

Segundo o diretor de esportes da SEES, Cristiano Barros, a organização para o evento começou ainda em 2022 em conjunto com o município de Londrina: “Temos as melhores expectativas, não só com relação à estrutura que estará sendo oferecida para o evento, mas também com os resultados que lá serão alcançados. Essa é a maior competição esportiva de seleções municipais na faixa etária de 17 anos realizada no estado, então temos certeza que as melhores equipes e os melhores atletas do Paraná estarão representados nessa competição.”

Barros ainda comenta sobre o público atendido pelos JOJUPS “Se contabilizarmos desde a fase regional até a fase final, nós temos mais de 22 mil atletas participando dos Jogos da Juventude, especificamente na fase final a gente tem uma expectativa de mais de 4 mil participantes em Londrina, então, estaremos lá preparados para bem receber todos os municípios e todas as suas delegações.”

O coordenador dos JOJUPS, Agnaldo Luiz Baldo, comenta sobre a realização dos jogos: “As inscrições superaram nossas expectativas, contando com atletas, técnicos e dirigentes teremos 2.875 pessoas nessa primeira etapa, que conta com as disputas das modalidades coletivas.”

A cerimônia de abertura acontece na sexta-feira (29), às 19h, no Ginásio de Esportes Moringão, com desfile das delegações municipais inscritas, acendimento da tocha da competição, atrações esportivas e culturais e presença de autoridades municipais e estaduais.