Londrina lidera classificação geral dos JAPS após dois dias de competição 14/10/2019 - 13:26

Após o encerramento de sete modalidades na 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná – Divisão A, realizada em Toledo, Londrina lidera a classificação geral com 197 pontos, seguida de perto por Maringá, com 195. Em terceiro aparecem os anfitriões com 157 pontos. As disputas começaram na última sexta-feira (11) e a classificação parcial soma pontuações referentes ao atletismo, badminton, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi e taekwondo. Os JAPS em Toledo terminam no próximo domingo (20).

Após dois dias de provas as equipes de Londrina, no feminino, e Maringá, no masculino, ficaram com o título geral do atletismo. O técnico da equipe masculina maringaense, Marcelo Augusto Ribeiro, enalteceu a conquista depois de resultados abaixo do esperado em 2018. “No ano passado não tivemos bons resultados. Desde então nós fizemos um planejamento de valorização da base e dos atletas locais e isso deu certo logo no primeiro ano. Ficar em primeiro lugar em uma competição desse nível demonstra que estamos no caminho certo”, comentou.

No atletismo dois recordes foram quebrados. Curiosamente os dois no lançamento do martelo. No feminino Graciely Pereira Pinzan, de Foz do Iguaçu, atingiu 47,15 metros, superando em 8 centímetros a marca anterior de 47,07 metros. No masculino o recorde da prova foi batido por Rallison Marques com a marca de 61,07 metros.

Já o badminton confirmou o favoritismo de Londrina e Toledo. Dos cinco títulos em disputa no masculino, os donos da casa ficaram com o ouro na disputa simples, com o pentacampeonato de Alisson Vasconcellos. O atleta também subiu ao degrau mais alto do pódio na dupla masculina com Vinicius Alecrim de Paula, além da prata na dupla mista com Fabiana Mendes, o que garantiu o título geral no masculino para Toledo. Já no feminino, com duas medalhas douradas conquistadas por Rosalina Camargo de Souza, na simples e na dupla feminina com Vanessa Mizuno, que também faturou o primeiro lugar na dupla mista com Willian Guimarães. Londrina garantiu o título geral da competição feminina pela segunda vez consecutiva.

Se no atletismo e no badminton houve divisão de títulos entre cidades, na natação Ponta Grossa não deu chances para ninguém e garantiu o campeonato nos dois naipes. No masculino o segundo lugar ficou para Maringá, seguido por Foz do Iguaçu, enquanto no feminino, Cascavel ficou com a prata e Foz do Iguaçu repetiu a colocação do masculino garantindo o bronze. Outro destaque na natação foi a quebra de um recorde que já durava sete anos. Na prova 800m livre, realizada domingo (13), Thiago Maturana Ruffini, de Foz do Iguaçu, bateu a marca do colega Bruno Igor de Oliveira que perdurava desde 2012 quando atingiu a marca de 8:22:93. Thiago completou a prova em 8:19:02.

Outras duas modalidades onde houve domínio no pódio por um município foram o rúgbi e o taekwondo. Aproveitando o fator casa, Toledo subiu ao degrau mais alto do pódio com os meninos e meninas do rúgbi. As ‘Camaleoas’, como é chamada a equipe feminina, chegou ao hexacampeonato, enquanto o masculino faturou o título inédito. Já no taekwondo, Londrina levou o troféu dos dois naipes na bagagem. Londrina também faturou a ginástica rítmica. As duas principais forças do esporte no Paraná, Londrina e Toledo, chegaram ao final da competição empatadas. A equipe campeã geral só foi conhecida nos critérios de desempate.

Outra modalidade que contribuiu para a liderança parcial de Londrina nos JAPS foi o judô. O feminino foi campeão geral, enquanto a equipe da casa ficou com o ouro masculino. “Não tem sensação melhor que conquistar um título em casa depois de tanta dificuldade para montar uma equipe competitiva”, definiu o técnico Júnior Gimenez, já que fazia alguns anos que Toledo não conquistava um título geral no judô.

Seguem em disputa o xadrez, o tênis de mesa, o vôlei de praia, o tênis e o ciclismo. A partir de terça-feira (15), começam os confrontos do futsal, voleibol e futsal, enquanto o basquete e o handebol têm duelos a partir da quarta (16). Bolão e bocha iniciam na sexta-feira (18) e o karatê no sábado (19). No domingo (20) acontece a disputa do tiro com arco, modalidade de apresentação que não somará pontos para a classificação geral.

JAPS B
Além das 20 modalidades que integram o hall dos JAPS Divisão A, a bocha e o bolão masculino e feminino da Divisão B também aconteceram em Toledo nos dias 12 e 13 devido à falta de local para a prática das duas modalidades em Ivaiporã, cidade que acolheu a final dos JAPS B. No bolão feminino Coronel Vivida ficou com o título seguido por Guaraniaçu e Laranjeiras do Sul. Já o masculino teve Nova Santa Rosa no degrau mais alto do pódio, com Pranchita ficando com a prata e Guaraniaçu o bronze. Na bocha feminina Francisco Beltrão garantiu o campeonato com Toledo em segundo e Coronel Vivida em terceiro. Entre os homens Guaraniaçu foi ouro, com Tupãssi e Chopinzinho completando o pódio.

Avaliação
Para o supervisor geral dos JAPS, Emerson Venturini, as disputas têm acontecido de forma muito tranquila, apesar do calor. “Toledo tem uma expertise muito grande em sediar Jogos. A Comissão Executiva Municipal tem feito um trabalho muito bom capitaneado pelo secretário de Esportes de Toledo, André Alcará”, comentou. Venturini ainda acrescentou que os locais de competição têm sido muito elogiados pelas equipes, arbitragem e os coordenadores de modalidade da Comissão Executiva Estadual. “O judô mesmo teve um ambiente bastante elogiado, inclusive por árbitros acostumados com competições internacionais.”