Jogos da Juventude do Paraná definem campeões de 2023 em quatro modalidades 02/10/2023 - 16:19

Os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) movimentaram Londrina, no Norte do Estado, no primeiro fim de semana da etapa final da edição 2023. Cerca de 2 mil jovens na faixa etária dos 17 anos participaram da competição. Xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e vôlei de praia já definiram os campeões, enquanto que modalidades coletivas, como basquete, handebol, futsal e vôlei classificaram as equipes para as quartas de finais, que serão disputadas de 19 a 22 de outubro, também em Londrina.

No último do evento dos Jojups 2023, além das finais dos coletivos, haverá, também, competição de atletismo, badminton, ciclismo, handebol de praia, natação e rugby, tênis.

Realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees), em parceria com as federações esportivas e a Prefeitura de Londrina, os jogos reuniram 22 mil pessoas desde o começo do ano, nas etapas iniciais. Eles fazem parte dos 11 jogos oficiais do Estado e abrangem 15 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Confira os resultados:

XADREZ

Em Londrina, neste fim de semana (30/9 e 1/10), os melhores enxadristas jovens do Paraná cumpriram mais uma etapa em suas trajetórias na modalidade. Curitiba sagrou-se campeã no quadro de pontuação geral, tanto no masculino quanto no feminino. Destaque para as meninas de Piraí do Sul e os meninos de São José dos Pinhais pelas medalhas de prata, respectivamente. Em seguida, na ordem de classificação geral por pontos, Arapongas ficou com o bronze na terceira posição nas duas modalidades.

Classificação final:

Feminino

1º Curitiba

2º Piraí do Sul

3º Arapongas

Masculino

1º Curitiba

2º São José dos Pinhais

3º Arapongas

TÊNIS DE MESA

A modalidade contou com a participação de 133 atletas, representando 16 delegações no feminino e 21 no masculino. Na categoria feminina, o primeiro lugar ficou com Cascavel, o segundo com a equipe de Londrina e o terceiro com Campo Mourão. Nas definições entre equipes masculinas, Curitiba ficou com o ouro, Londrina com a prata e Cascavel com o bronze.

Classificação final:

Feminino

1º Cascavel

2º Londrina

3º Campo Mourão

Masculino

1º Curitiba

2º Cascavel

3º Londrina

GINÁSTICA RÍTMICA E VÔLEI DE PRAIA

A ginásticas rítmica e o vôlei de praia também conheceram os campeões. Dois Vizinhos dominou as areias de Londrina.

Classificação final da ginástica:

1º Toledo

2º Curitiba

3º Pato Branco

Classificação final do vôlei de praia:

Feminino

1º Dois Vizinhos

2º Curitiba

3º Londrina

Masculino

1º Dois Vizinhos

2º Maringá

3º Curitiba

BASQUETE

As equipes de basquetebol de Curitiba estrearam com vitória em Londrina. Ambos os times, masculino e feminino, fizeram sua primeira partida na competição no sábado e venceram com autoridade. No feminino, Curitiba derrotou Maringá por 64 x 16 e, no masculino, venceu São José dos Pinhais por 70 x 41. Estes resultados praticamente classificam as equipes da Capital para a próxima etapa.

As equipes classificadas para as quartas de final são:

Basquete Feminino: Londrina, Ubiratã, Foz do Iguaçu, Marilândia do Sul, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Toledo.

Basquete Masculino: Ponta Grossa, Londrina, Toledo, Goioerê, Curitiba, São José dos Pinhais, Altônia e Marilândia do Sul.

HANDEBOL

Com a presença de um grande público no Ginásio de Esportes do Colégio Marista, a equipe de Londrina estreou com vitória no handebol feminino. As londrinenses se organizaram taticamente e com o apoio das arquibancadas viraram o placar e venceram a equipe de Guarapuava por 24 x 22. Já o time masculino de Londrina não teve a mesma sorte. Mesmo fazendo um jogo muito equilibrado contra a forte equipe de Campo Mourão, saiu derrotado por 24 x 22. O time de Campo Mourão garantiu a classificação para as semifinais dos Jogos.

Equipes classificadas:

Handebol feminino: Londrina, Goioerê, Mariluz, Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba, Santo Antônio do Sudoeste e Alvorada do Sul

Handebol masculino: Campo Mourão, Londrina, Jussara, Mercedes, Maringá, Astorga, Cambé e Arapongas.

VÔLEI E FUTSAL

Vôlei e futsal também contam com finalistas. 

Vôlei Feminino: Londrina, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Chopinzinho, São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão e Curitiba.

Vôlei Masculino: Londrina, Tamboara, Maringá, São Jorge do Patrocínio, Nova Esperança, Paranaguá, Cascavel e Curitiba.

Futsal Feminino: Londrina, Castro, Colombo, Campo Mourão, Toledo, Curitiba, Chopinzinho e Telêmaco Borba.

Futsal Masculino: Castro, Santo Antônio da Platina, Pato Branco, São José dos Pinhais, Loanda, Realeza, Fazenda Rio Grande e Medianeira.

GALERIA DE IMAGENS