Jogos da Integração do Idoso reúnem 2 mil atletas de 75 municípios no Litoral 29/08/2023 - 14:19

A 17ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO) começou nesta segunda-feira (28) com a abertura oficial no Espaço Litoral Centro de Eventos, em Guaratuba. O evento, que vai além de uma simples competição esportiva, reúne atletas da terceira idade de 75 municípios para celebrar a vida e promover a integração social. Organizado pelo Governo do Estado, em parceria entre a Secretaria do Esporte (SEES) e a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), ele segue até dia 1º de setembro.

Nesta edição, mais de 2 mil atletas organizados em 692 times competirão em dez diferentes esportes: basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago.

As disputas esportivas ocorrem em Guaratuba, enquanto Pontal do Paraná funciona como um espaço para socialização e aprendizado. Entre as atividades oferecidas, estão oficinas esportivas, caminhadas na praia e jogos de tabuleiro. Os participantes também podem conferir uma exposição sobre esportes no Centro de Memória.

A recepção para os idosos atletas foi calorosa, incluindo apresentações culturais e música. A primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, destacou a importância da satisfação e do bem-estar dos participantes. "Esse é um evento que mostra a dedicação do Governo do Estado de promover eventos para todas as idades. A inclusão dos idosos no esporte proporciona qualidade de vida e integração. Cada um tem uma história e agora teremos dias de disputas bem legais", afirmou.

O secretário de Esporte, Helio Wirbiski, afirmou que o objetivo é continuar divulgando essa grande festividade para que em 2024 o número de participantes alcance 4 mil atletas. “Começamos anos atrás com 300 pessoas, fomos para 500, mil e agora cerca de 2,1 mil idosos praticando esporte conosco. Em 2040 vamos ter mais idosos do que jovens no Paraná e nós temos que cuidar dessa integração também pelo esporte”, disse. 

A secretária de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o evento faz parte do 2º Plano Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná e é monitorado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso. “Este ano temos um estande que oferece atendimento e informações para idosos no Centro de Eventos de Guaratuba. Além disso, em Pontal do Paraná haverá uma capacitação para os novos municípios que se unirão aos jogos em 2024”, enfatizou.

GALERIA DE IMAGENS