Jogos Estudantis da Primavera seguem com novas modalidades neste final de semana 01/10/2021 - 18:11

As competições da 66ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs) iniciaram na sexta-feira (24) de setembro e o término acontecerá neste domingo (03) de outubro.

JEPs - São os jogos estudantis mais antigos do Estado do Paraná e do Brasil. É um evento que reúne estudantes do ensino médio, profissionalizante e superior de instituições públicas/privadas e tem como objetivo principal a promoção da saúde e educação. É realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte.

Este ano, a competição, contará com a participação de 1077 atletas de 9 municípios, de 59 instituições de ensino, que disputam 13 modalidades, sendo 7 delas presenciais (badminton, basquetebol, ciclismo, corrida rústica, futsal, futebol society , tênis de mesa) e 6 modalidades de jogos eletrônicos (FIFA, League of Legends, Free Fire, Clash Royale, Counter Strike, xadrez).

A abertura aconteceu de forma remota, com uma live no canal da UEPG, no Youtube. Na última semana, aconteceram as disputas de tênis de mesa e do ciclismo, tanto as provas de mountain bike quanto de estrada.

BIOSSEGURANÇA - A retomada das competições segue todos os protocolos de medidas sanitárias e decretos vigentes, estaduais e municipais. Para credenciar a participação nos Jogos, todos os estudantes, professores, árbitros e equipe técnica precisam apresentar teste negativo para o Covid-19 ou comprovante de vacinação. Além disso, algumas mudanças precisaram acontecer na organização dos jogos. As modalidades de futsal e basquetebol são realizadas em formato modificado, evitando contato físico entre os atletas. As provas também acontecem sem a presença de público.