JEPS Bom de Bola começa amanhã, com mais de 7 mil participantes 23/08/2023 - 16:48

A fase regional dos Jogos Escolares Bom de Bola começa na quinta-feira (24) em 16 municípios do estado do Paraná. A competição de futebol é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Estado do Esporte em parceria com a Secretaria de Estado da Educação com apoio das prefeituras dos municípios-sedes da competição e dos núcleos regionais.

A etapa de futebol de campo da 69ª edição dos JEPS é disputada em duas categorias - de 12 a 14 anos (Ensino Fundamental) e 15 a 17 anos (Ensino Médio), ambas no masculino e feminino, e acontece nas cidades de Rio Branco do Sul, Roncador, Rondon, Cruzeiro do Iguaçu, Mariluz, Rio Azul, Manoel Ribas, Cambará, Centenário do Sul, Nova Londrina, Pontal do Paraná, Boa Ventura do São Roque, Cruz Machado, São Jorge do Patrocínio, Santana do Itararé e Novas Laranjeiras.

A competição conta com a participação de 7 mil alunos atletas, de 268 municípios, representando 239 escolas do estado.

Os jogos vão até domingo (27), quando serão conhecidos os classificados para a Fase Macrorregional, que acontece entre 21 e 24 de setembro. A Regional 2 acontece entre 7 e 10 de setembro em outras 15 regiões, enquanto a Regional de Curitiba é realizada entre os dias 12 e 15, apenas na capital paranaense. A fase final está marcada para acontecer de 10 a 15 de outubro, em Dois Vizinhos.

A coordenadora dos jogos escolares, Márcia Tomadon, acredita que trata-se de um novo desafio, afinal, o torneio conta com uma nova formatação para este ano. “Não tem mais a obrigatoriedade de ter 14 atletas, não tem mais as substituições obrigatórias para a categoria B. A gente procurou dar um dinamismo maior ao evento. E, assim, também já com um número bem maior do que o ano passado, no número de inscrições, e com certeza será um grande evento nos municípios que vão sediar esta competição. O JEPS Bom de Bola é uma competição que cabe em qualquer município do Paraná. É uma possibilidade de pequenos municípios, de cinco, sete mil habitantes, receberem um evento do governo do Paraná”, adiciona.

Os documentos oficiais (boletim, programação, resultados, classificação final, notas e etc.) do evento serão publicados no site da Secretaria de Estado do Esporte e no aplicativo da Paraná Esporte, desenvolvido em parceria com a Ingá Digital.