Fim de semana: Crianças e adultos se divertem na última edição do Festival da Família 2023 11/12/2023 - 13:29

Atividades físicas, brincadeiras, jogos, oficinas e apresentações movimentaram a sede da secretaria de estadual do Esporte (SEES), em Curitiba, neste sábado (9). Foi a última edição do ano do Festival da Família, programa do Governo do Estado que oferece programação para adultos e crianças em um dia de união através do esporte.

Já realizado em diversas cidades do Interior, como parte dos Jogos de Aventura e Natureza, o Festival da Família em Curitiba marcou também a confraternização dos servidores da SEES e das entidades parceiras que durante o ano realizam atividades nos ginásios de esporte da sede da secretaria.

“Foi um dia especial para encerrar o ano. “Muita atividade física, esportiva, pais brincando com filhos, clínicas, oficinas de várias modalidades, além de brincadeiras recreativas”, disse o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da SEES, Tiago Campos.

O evento iniciou logo pela manhã com o 1º torneio de Beach Tennis dos Servidores Estaduais e Municipais. Seguiram, depois, várias atrações organizadas pelos parceiros que atuam na sede da Pasta, com  rugby, voleibol, pickleball, tênis, ginásticas artística e rítmica, futebol e golf 7, além das exposições do Centro de Memória do Esporte Paranaense (CMEP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Também foi destaque a apresentação da atleta olímpica de ginástica artística e bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica Júlia Soares, do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná. Ela encantou crianças e adultos, junto de suas colegas de treinamento.

No ginásio utilizado pelo Clube Agir, a técnica campeã mundial e Panamericana Márcia Naves promoveu uma oficina para pais e filhos, ensinando a respeito do arco, da bola, das maças e da fita.

O evento foi encerrado com danças de palco, comandadas pelos coordenadores e acadêmicos selecionados para o Verão Maior Paraná 2023/24. Eles conduziram diversas coreografias para o público de todas as idades.

COMPLEXO TARUMÃ – Também no fim de semana o Ginásio de Esporte Tarumã, espaço do Governo do Estado, em Curitiba, recebeu a tradicional festa Maestro da Bola, reunindo mais de mil crianças de todos os núcleos do projeto em Curitiba, além de professores e voluntários, que celebraram o "ser criança". O evento contou com bicicletas, futmesa, brinquedos infláveis e futebol, além da presença do  Ricardinho, que é embaixador do projeto, e do jogador Fernandinho, do Athletico Paranaense.

O projeto é  realizado pela Associação Maestro da Bola, organização sem fins lucrativos, que oportuniza e inclui crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa oferece atividades gratuitas na modalidade de futebol/futsal para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, prioritariamente matriculados na rede de ensino pública.

O projeto é realizado há mais de 6 anos, tem apoio do Governo do Paraná e conta com mais de 1,3 mil crianças de Curitiba chegando a um total de 3 mil participantes somando outros nove municípios: Foz do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Guaíra, Ramilândia, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz D’Oeste, Londrina, Irati e Mundo Novo (Mato Grosso do Sul).

Renata Pozzi, gestora do Projeto, explica que o Maestro da Bola contempla muito mais que o futebol. Temos também projetos voltados à inclusão através do esporte. São 43 deficientes visuais e 92 indígenas. Buscamos criar oportunidades de inclusão”, diz ela.

TROCA DE FAIXA – No domingo (10), também no Tarumã, a Associação Karatê Shubu-Dô promoveu o terceiro Exame Geral de Faixa. O evento contou com mais de mil praticantes, de 35 academias de Curitiba e Região Metropolitana, do Litoral e do Norte do Estado.

O mestre Cícero de Paula destaca a parceria com o Estado. “Já é o terceiro evento desse porte no Tarumã. É importante essa sinergia de políticas públicas em prol da comunidade, com as associações e federações. Quem ganha com isso é a coletividade”, afirma.

KICKBOXING EM FOZ - Foz do Iguaçu, no Oeste, foi sede de três campeonatos de Kickboxing entre os dias 6 e 10 de dezembro; a Copa Pan-Americana 2023; o 13º Sul Americano de Kickboxing para seniors e masters, e o Campeonato Pan Americano de Cadetes e Juniores do estado do Paraná.

Os torneios foram organizados pela Confederação Brasileira de KickBoxing (CBKB) com supervisão da World Association of Kickboxing Organizations (WAKO). São os principais eventos do continente no ano, reunindo atletas de toda a América do Sul e valendo pontuação para os atletas que participam no Ranking Amador de cada país, além do ranking mundial.

As oito modalidades realizadas foram Musical Forms, Creative Forms, Point Fight, Light Contact, Kick Light, Full Contact, Low Kicks e K1 Style, nos naipes masculino e feminino, nas categorias sub 17, adulto e master, reunindo atletas de 7 a 55 anos.

O evento reuniu cerca de 650 atletas, 100 técnicos e auxiliares, 60 árbitros e 40 staffs, além de um público rotativo de 4 mil pessoas durante os quatro dias de competição.

"Fechamos o ano com chave de ouro com este evento do Kickboxing, uma das modalidades que teve muita importância no Paraná Combate. Houve transmissão para o Brasil inteiro e a participação de 13 países no pan-americano", comentou Clesio Prado, diretor de Grandes Eventos da SEES. "Mais uma vez o Paraná na rota de grandes eventos esportivos e mostrando que a gestão do esporte dentro do Estado tem uma grande relevância no aspecto do turismo esportivo, como indutor econômico, e a qualidade técnica dos melhores atletas da modalidade", afirmou.