Fase regional do Bom de Bola e outros eventos marcam o fim de semana do esporte paranaense 28/08/2023 - 13:12

Muitos eventos preencheram o calendário esportivo paranaense no fim de semana. Enquanto alguns chegaram ao fim, como o JEPS Bom de Bola, o sul-americano de basquete em Toledo e a corrida em Telêmaco Borba, outros se organizam para o início nesta semana, como os Jogos da Integração do Idoso (JIIDO), no litoral. Confira:

JEPS Bom de Bola
O torneio de futebol de campo dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) teve sua primeira regional, entre os dias 24 e 27 de agosto, em 16 municípios paranaenses. Os jogos são organizados pelo Governo do Paraná, Secretaria de Estado do Esporte (SEES) por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Núcleos Regionais de Educação (NRE) e Escritórios Regionais do Esporte (EREs), com apoio das Prefeituras Municipais, Federação Paranaense do Desporto Escolar.

Boa Ventura de São Roque:
O município recebeu mais de quatrocentas pessoas, entre atletas e comissão técnica, durante os quatro dias de competição. Entre os participantes, estavam presentes onze escolas representando os municípios de: Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque. Os classificados para a fase macrorregional:

Futebol feminino (12 a 14 anos): Mato Rico

Futebol masculino (12 a 14 anos): Pitanga 

Futebol feminino (15 a 17 anos): Santa Maria do Oeste

Futebol masculino (15 a 17 anos): Nova Tebas

O prefeito de Boa Ventura de São Roque, Edson Hoffman, agradeceu pela oportunidade de realizar os JEPS. “Sempre será um prazer ser sede dos jogos, porque movimentamos todo um organismo, o comércio, a comunidade que aqui reside que encheram as arquibancadas, movimentamos a vontade de cada jovem e criança de viver o esporte. Até porque, esporte é saúde, é lazer, é qualidade de vida”, disse.

 

Cambará:
Carlópolis e Santo Antônio da Platina fizeram neste domingo a grande final dos Jogos Escolares do Paraná, fase regional. Diversas chances de gols aconteceram para os dois lados e no fim, o título teve que ser disputado nas penalidades. Nas cobranças de pênaltis, Santo Antônio da Platina converteu três oportunidades, enquanto Carlópolis apenas duas. O resultado foi 3x2 para os platinenses que comemoraram o título. 

As duas equipes foram conduzidas por duas mulheres incríveis, que fizeram a diferença dentro e fora do campo. A jovem Ludmilla de Souza Domingues comandou o time de Carlópolis enquanto os platinenses foram comandados pela experiente Rosana Medeiros Furtado, a Kuka, como é carinhosamente conhecida em toda a região. 

Em Cambará o Prefeito José Salim Haggi Neto (MDB) não poupou esforço para realizar o evento. “Nossa cidade sempre estará de braços abertos para acolher os jovens da nossa região”, comenta.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Jacarezinho (não aconteceram jogos)

Futebol masculino (12 a 14 anos): Andirá

Futebol feminino (15 a 17 anos): Andirá (não aconteceram jogos)

Futebol masculino (15 a 17 anos): Santo Antônio da Platina
 

Centenário do Sul:
Futebol feminino (12 a 14 anos): Londrina

Futebol masculino (12 a 14 anos): Londrina

Futebol feminino (15 a 17 anos): Guaraci

Futebol masculino (15 a 17 anos): Florestópolis
 

Cruz Machado:
A manhã no campo de Nova Concórdia foi reservada para a rodada final do futebol feminino. Na categoria B (12 a 14 anos), o Colégio Duque de Caxias, representando Antonio Olinto, conquistou a medalha de ouro ao liderar o seu grupo e fechar a fase de grupos na primeira colocação. Já na Categoria A (15 a 17 anos), novamente o Colégio Duque de Caxias se destacou, garantindo o título numa partida acirrada, culminando em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Colégio João de Lara, de Paula Freitas.

À tarde, o Estádio Castelo Branco se foi o palco do Futebol Masculino. Na final da Categoria B, os atletas do Colégio Irmã Clara, de Bituruna, sagraram-se campeões com um gol no último lance, em um jogo eletrizante contra o Colégio São Mateus, de São Mateus do Sul. Na Categoria A, uma impressionante goleada na partida decisiva garantiu o título ao Colégio Duque de Caxias, de São Mateus do Sul, contra a equipe anfitriã, do Colégio Estanislau Wrublewski.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Antônio Olinto

Futebol masculino (12 a 14 anos): Bituruna

Futebol feminino (15 a 17 anos): Antônio Olinto

Futebol masculino (15 a 17 anos): São Mateus do Sul
 

José Dirceu Swed, secretário municipal de esportes, ressaltou a relevância dos jogos para a promoção e fortalecimento dos eventos esportivos no município, “esse é um dos maiores torneios estudantis do Brasil — realizar uma regional em nosso município é incentivar ainda mais a participação ativa da juventude cruz-machadense”.


Cruzeiro do Iguaçu:
Futebol feminino (12 a 14 anos): Não aconteceram jogos

Futebol masculino (12 a 14 anos): Nova Esperança do Sudoeste

Futebol feminino (15 a 17 anos): Não aconteceram jogos

Futebol masculino (15 a 17 anos): Nova Prata do Iguaçu


Manoel Ribas:
Mais de 250 jovens jogadores de 24 times participaram em 4 categorias, e, em 2 locais diferentes de competição. As partidas foram cheias de energia e raça, com torcedores animados nas arquibancadas. Os jogadores mostraram suas habilidades e jogaram com respeito.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Manoel Ribas

Futebol masculino (12 a 14 anos): São Pedro do Ivaí

Futebol feminino (15 a 17 anos): Manoel Ribas

Futebol masculino (15 a 17 anos): Ivaiporã


Mariluz:
A cidade de Mariluz respirou muito futebol neste final de semana ao sediar a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná - JEPS Bom de Bola e receber cerca de 200 alunos atletas de cinco municípios participantes. Foram 16 partidas disputadas no Estádio Municipal Azarias Diniz com um total de 53 gols marcados.

A regional em Mariluz as disputas foram somente no naipe masculino, A e B, com 05 cidades participantes pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Goioerê: Mariluz, Moreira Sales, Ubiratã, Janiópolis e Boa Esperança.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Não aconteceram jogos

Futebol masculino (12 a 14 anos): Moreira Sales

Futebol feminino (15 a 17 anos): Não aconteceram jogos

Futebol masculino (15 a 17 anos): Moreira Sales

O secretário de esporte do município sede, Aparecido "Pita" destacou a importância da união entre educação e esporte, o que resulta em alunos mais aplicados em sala de aula e de adolescentes longe do mundo das  drogas e criminalidade: "precisamos sempre incentivar os estudos e as práticas esportivas", finalizou Pita.


Nova Laranjeiras:
Entre atletas e dirigentes, esta edição contou com a participação de aproximadamente 450 pessoas e a modalidade disputada foi o futebol de campo. Os jogos foram realizados no Estádio Municipal Nenezão e no campo sede Rio das Cobras. 

Futebol feminino (12 a 14 anos): Nova Laranjeiras

Futebol masculino (12 a 14 anos): Marquinho

Futebol feminino (15 a 17 anos): Nova Laranjeiras

Futebol masculino (15 a 17 anos): Quedas do Iguaçu


Nova Londrina:
Pela categoria B, 12 a 14 anos, os meninos do Vale do Tigre fizeram a festa dentro de casa. Jogando diante de sua torcida, que lotou o estádio, venceram a equipe do Colégio Loanda na final por 01x00, em jogo muito equilibrado, onde as duas equipes tiveram a oportunidade de vencer. O gol do título foi marcado em uma cobrança de falta do atleta Kauan, de muito longe. A terceira colocação da categoria ficou com o CE Santos Dumont de Santa Cruz de Monte Castelo que venceu por 01x00 a equipe da EE Machado de Assis de Itaúna do Sul. 

Já na categoria Masculino A, 15 a 17 anos, a equipe do Colégio Loanda enfrentou na final o CE Humberto de Campos de Querência do Norte. E fizeram um grande jogo. As duas equipas são muito parelhas e isso ficou evidente durante todo o jogo. O placar final de 01x01 fez justiça ao que foi apresentado dentro de campo. Com o empate o jogo foi para a decisão por penalidades. E ali a equipe de Loanda se saiu melhor e venceu por 05x04, sagrando-se bicampeão consecutivo dos Jogos Escolares Bom de Bola na categoria A.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Não aconteceram jogos

Futebol masculino (12 a 14 anos): Nova Londrina

Futebol feminino (15 a 17 anos): Não aconteceram jogos

Futebol masculino (15 a 17 anos): Loanda

“Uma felicidade imensa. Nossa equipe deste ano é muito jovem, e sabíamos que conquistar novamente o título seria muito difícil. Mas os meninos se superaram e venceram essa decisão tão complicada. Estamos muito felizes com a entrega dos nossos jogadores! Agora é preparar o time para disputar bem a Fase Macrorregional dos Jogos”, declarou o professor do Colégio Loanda João Paulo Inácio.  


Pontal do Paraná:
Futebol feminino (12 a 14 anos): Pontal do Paraná

Futebol masculino (12 a 14 anos): Paranaguá

Futebol feminino (15 a 17 anos): Paranaguá

Futebol masculino (15 a 17 anos): Matinhos


Rio Azul:
A fase regional do JEPS Bom de Bola chegou ao fim em Rio Azul. Durante quatro dias, 34 equipes de nove cidades disputaram o título nas quatro modalidades da competição. A cidade recebeu mais de 500 atletas que duelaram em 49 jogos nos dois estádios disponibilizados para o campeonato.  

Futebol feminino (12 a 14 anos): Rio Azul

Futebol masculino (12 a 14 anos): Rio Azul

Futebol feminino (15 a 17 anos): Mallet

Futebol masculino (15 a 17 anos): Rebouças

A Coordenadora Geral do JEPS Bom de Bola – Rio Azul, Iris Floriani faz um balanço da competição. “Foi um sucesso, pudemos prestigiar essa garotada competindo em alto nível e isso é gratificante para nós. Observamos um grande número de meninas aqui também, o que nos enche de orgulho e satisfação. Todas as equipes que competiram aqui são de Colégios Estaduais e fazem parte das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo nas escolas, validando todo o nosso trabalho de desenvolvimento com todos esses atletas”, avalia Iris.

Rio Branco do Sul:
No feminino, categoria 12 a 14 anos, CE Andre Andreatta (QUATRO BARRAS), categoria 15 a 17 anos, CE Iria Borges de Macedo (CAMPO MAGRO), já no masculino na categoria de 12 a 14 anos, CE Bandeirantes (CAMPINA GRANDE DO SUL) e de 15 a 17 anos, o CE Edimar Wright (ALMIRANTE TAMANDARÉ) foram os campeões e garantiram a vaga, então já temos novo encontro marcado na fase macrorregional em setembro em Campina Grande do Sul.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Quatro Barras

Futebol masculino (12 a 14 anos): Campina Grande do Sul

Futebol feminino (15 a 17 anos): Campo Magro

Futebol masculino (15 a 17 anos): Almirante Tamandaré


Roncador:
Em ambas as categorias, as disputas femininas tiveram grupos únicos, classificando a melhor equipe pelo desempenho na competição. Na categoria 12 a 14 anos, o Colégio Estadual de Campina da Lagoa ficou com o título, seguido das meninas do Colégio Estadual General Carneiro, de Roncador, e o Colégio Adaucto Rocha, de Luiziana, na terceira colocação.

Entre os meninos de 12 a 14 anos, a decisão aconteceu entre o Colégio Estadual 29 de Novembro, de Araruna, e o Colégio Estadual João Faria da Costa, de Nova Cantu. Araruna conquistou o título de campeão por 1x0. O terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual José Darcy da Costa, de Campo Mourão. Roncador sagrou-se campeão na categoria masculina 15 a 17 anos, vencendo o Colégio Estadual Santos Dumont, de Campina da Lagoa, por 3x0. Já o bronze foi para Campo Mourão, pelo Colégio Cívico Militar Marechal Cândido Rondon.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Campina da Lagoa

Futebol masculino (12 a 14 anos): Araruna

Futebol feminino (15 a 17 anos): Barbosa Ferraz

Futebol masculino (15 a 17 anos): Roncador

Desde 2017, Roncador chega à decisão das fases regionais dos JEPS Bom de Bola. “Nestes anos, tenho três títulos e mais uma fase final em segundo lugar em 2019. A gente vem neste nível excelente de desempenho porque há o trabalho físico, musculação e treinos táticos. Então, damos um bom suporte para os alunos atletas e estamos disputando tudo que tem pela região e, por isso, estamos bem”, destaca Roberto Kuchla Mendes, treinador da equipe roncadorense.

Rondon:
A cidade de Cianorte dominou a Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná, ocorrida neste último final de semana em Rondon. Os atletas representando as escolas cianortenses garantiram presença em todas as finais da competição.

Das quatro decisões, Cianorte conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. No futebol feminino, o Colégio Cívico Militar Primo Manfrinato demonstrou muita força ao conquistar o título na categoria de 15 a 17 anos e a segunda colocação na categoria de 12 a 14 anos.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Japurá

Futebol masculino (12 a 14 anos): Cianorte

Futebol feminino (15 a 17 anos): Cianorte

Futebol masculino (15 a 17 anos): Cianorte

No torneio masculino, o grande campeão foi o Colégio Drumont, que obteve a primeira colocação em ambas as categorias. O treinador José Edgar de Araújo ressalta que essas conquistas são resultados de muito trabalho, comprometimento e dedicação por parte dos jogadores em campo. "Eles se esforçaram ao máximo e aplicaram tudo o que foi trabalhado nos treinamentos; são merecedores desses títulos", afirmou.


Santana do Itararé:
A equipe da cidade regional sede, Wenceslau Braz, garantiu a vitória nas quatro categorias, avançando com todas suas equipes para a Fase Macrorregional.

Futebol feminino (12 a 14 anos): Wenceslau Braz

Futebol masculino (12 a 14 anos): Wenceslau Braz

Futebol feminino (15 a 17 anos): Wenceslau Braz

Futebol masculino (15 a 17 anos): Wenceslau Braz


São Jorge do Patrocínio:
As disputas aconteceram em São Jorge do Patrocínio e envolveram 19 estabelecimentos de ensino de 15 municípios. Aproximadamente 700 pessoas, entre atletas e dirigentes, estiveram envolvidos com a competição.

No sábado (26), o CE Duque de Caxias, de Nova Olímpia, tinha garantido o título feminino da etapa ao vencer o CE Desembargador Antônio Costa, de Icaraíma. Somente as duas unidades educacionais participaram das disputas na categoria 15 a 17 anos. Com quatro equipes, os duelos envolvendo as jogadoras de 12 a 14 anos apontaram as anfitriãs do CE Ministro Petrônio Portela como campeãs, repetindo a campanha do ano passado.

Futebol feminino (12 a 14 anos): São Jorge do Patrocínio

Futebol masculino (12 a 14 anos): Pérola

Futebol feminino (15 a 17 anos): Nova Olímpia

Futebol masculino (15 a 17 anos): Pérola

A comemoração veio após a vitória neste domingo sobre o CE Vereador José Balan, de Umuarama, por 5x0, que ficou com a medalha de bronze. “Foi um momento muito bom. Fizemos um grande jogo hoje e isso se soma a mais uma conquista. Fomos campeãs no ano passado, este ano conquistamos o vice-campeonato da fase final dos JEPS no futsal e agora o bicampeonato”, disse a jogadora Isabela Marino Chagas, autora de três dos gols da sua equipe no jogo. A prata ficou para o CE Duque de Caxias, de Nova Olímpia.

 

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA 

Telêmaco Borba: Entre os dias 25 a 27 de agosto, a cidade de Telêmaco Borba recebeu  a 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Velocidade na Terra, além das terceiras etapas do paranaense de Kart Cross + VNT e do Metropolitano Kart Cross + VNT.

Pontal do Paraná: No dia 26, em Pontal, aconteceu o Enduro Equestre com mais de 50 cavalos na participação, 150 pessoas no evento e modalidades entre 20 e 60 quilômetros de corrida.

Toledo: O município recebeu a categoria feminina do Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes e Seleções. Foram disputadas, entre quinta-feira e sábado, as categorias sub-13, sub-15 e sub-17, com 220 jovens de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O torneio contou com investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e apoio da prefeitura e secretaria de esporte municipal.

Guaratuba: Para a próxima semana, teremos o início do JIIDO, nas cidades de Guaratuba e Pontal do Paraná. Segundo o coordenador do programa, Muriel Tonin, já está tudo certo para a abertura e início da competição no dia de hoje (28). Os jogos vão até o dia 1º de setembro. “A gente está muito contente. Vai ter também o pessoal da Secretaria da Mulher do Idoso, vai ter a Primeira Dama com a campanha de doação de agasalhos pelo Paraná. Então, estamos bem animados aqui. A estrutura está o dobro do que foi o ano passado”, afirma.

Em Pontal do Paraná, na Associação Banestado, mais de 260 idosos estão sendo deslocados para a associação para atividades de lazer e oficinas divertidas. “São diversas autoridades comparecendo na nossa abertura e a expectativa está altíssima para esse evento”, afirma Enzo Zamboni, assessor técnico dos Jogos de Aventura e Natureza.

 

GALERIA DE IMAGENS