Em Cascavel, Paraná Combate recebe Rudimar Fedrigo, formador de campeões em lutas 14/10/2023 - 11:30

O Paraná Combate, competição de lutas promovida pelo Governo do Estado, reúne expoentes desse esporte em Cascavel, na região Oeste, neste feriado. São 10 modalidades: boxe, muay thai, jiu-jitsu, karatê, capoeira, judô, taekwondo, kickboxing, kung fu e wrestling. O evento reúne 2,2 mil participantes, de 87 municípios, e tem a presença do Grão-Mestre Rudimar Fedrigo, figura emblemática em lutas, que apoia e acompanha as disputas.

Fedrigo é o fundador da Chute Boxe, academia presente em todo o Brasil, além de Estados Unidos, Espanha, Itália, Uruguai e Austrália, e que já treinou grandes campeões. Em uma trajetória de 44 anos, o Grão-Mestre, com sua academia, esteve diretamente ligado à formação de grandes nomes como Wanderlei Silva, Anderson Silva, Shogun, Ninja, Cris Cyborg e Charles Oliveira.

Ele iniciou a trajetória no Muay Thai com o intuito de recuperar os movimentos da perna, prejudicada por um acidente automobilístico. Em seguida encontrou nas artes marciais sua profissão. Em 1978, fundou a Chute Boxe, com o objetivo de criar a própria metodologia e estilo de ensinamento da modalidade.  “Jamais iria imaginar uma expansão tão grande”, afirma Fedrigo.

CIDADÃOS - Apesar do currículo vitorioso dos alunos e ex-alunos, Fedrigo afirma que a missão da Chute Boxe não é formar campeões, e sim bons cidadãos. “Que eles sintam os valores que as artes marciais passam para a pessoa, como garra, superação, equilíbrio, controle do medo e da ansiedade”, afirma.

Além disso, o grão mestre acredita que os ensinamentos transcendem o esporte. “Tenho ex-alunos que não continuaram a exercer a atividade, mas levam os conhecimentos para as respectivas profissões”, comenta.

INVESTIMENTO DO ESTADO - Rudimar Fedrigo considera o Paraná Combate um evento único no Brasil, e destaca o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que criou o evento, e o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, que coordena sua organização. “Me sinto muito honrado de estar aqui ajudando a divulgar e fazendo parte. Esse programa vai servir de exemplo para todo o Brasil”, afirma o mestre.

COMPETIÇÃO - O Paraná Combate faz parte dos 11 jogos oficiais promovidos anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte. Ele na sua terceira edição, e cresceu em todos os anos. Foram 1500 atletas participando em 2021 e 1700 em 2022. “Isso mostra que é um programa que tem dado certo. O Paraná é um celeiro de atletas e técnicos, que são muito respeitados em campeonatos nacionais e internacionais”, diz Fedrigo.