Delegação paranaense com 309 integrantes embarca para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 13/11/2019 - 16:06

A delegação paranaense embarca nesta sexta-feira (15) com 309 integrantes, entre atletas, dirigentes e técnicos, para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento acontece entre os dias 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC), e terá a participação de mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal.

 

Antes de chegar a etapa nacional do evento, três cidades receberam as fases regionais. Cascavel (PR) foi sede da Regional Amarela (que englobou Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul), de 02 a 06 de setembro. Uma semana depois, foi a vez de Palmas (TO) receber a Regional Verde (Norte/Distrito Federal e Mato Grosso). E, por fim, de 20 a 24 de setembro, Natal (RN) organizou a Regional Azul (Nordeste). Ao final das três competições, equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei, todas no masculino e no feminino, nas duas categorias de idade, conquistaram a vaga para a etapa nacional da competição.

 

O Paraná participou da etapa que aconteceu em Cascavel garantindo sete vagas para a etapa nacional. As equipes se juntaram às outras oito pré-classificadas, de acordo com a colocação no ano passado, além dos atletas das modalidades individuais que garantiram as vagas após conquistarem a primeira colocação nas fases finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Das 18 vagas disponíveis nas modalidades coletivas, o Paraná terá representantes em 15.

 

“Chegamos fortes à maior competição escolar do país porque fizemos o trabalho bem feito em casa. Ao longo do ano, atendemos 100 mil alunos-atletas, técnicos e dirigentes nos JEPS. Todos os municípios do estado são envolvidos e enviam colégios para as disputas. Desse universo, formamos uma delegação que vai disputar os primeiros lugares do pódio em todas as modalidades”, celebrou o superintendente do Esporte Helio Wirbiski. “É dessa forma que o Governo do Paraná trabalha, unindo esporte e educação com excelência em busca não apenas de futuros grandes atletas, mas formando cidadãos”.

 

Os Jogos Escolares do Paraná

A delegação paranaense é composta por atletas que passaram pelas fases regionais, macrorregionais e finais dos JEPS. No primeiro semestre foram realizadas 32 regionais, oito macros e no segundo semestre as cidades de Apucarana e Foz do Iguaçu sediaram as fases finais da 66ª edição nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, respectivamente. 

 

A chefe da delegação paranaense, Marcia Tomadon, está otimista com a participação do Paraná e aposta na permanência entre os melhores Estados do país, como tem ocorrido nas últimas edições das etapas nacionais. “A delegação do Paraná, composta de 309 pessoas, espera novamente conseguir o destaque no cenário esportivo escolar brasileiro como tem sido nos últimos anos. Nossos atletas são muitos talentosos, estamos participando com praticamente todas as modalidades, somente o voleibol masculino, handebol masculino e futsal masculino da categoria 12 a 14 anos não obtiveram a classificação. Nosso objetivo é estar entre os três primeiros lugares em número de medalhas de ouro nesta etapa nacional”, afirmou Tomadon.

 

A competição nacional

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. Desde o ano passado, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato. Agora, são três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional.

 

O evento é destinado a atletas nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17, que vão competir em 14 modalidades. Entre os dias 17 e 20 serão realizadas as disputas de judô, luta olímpica, basquetebol e handebol. O segundo grupo vai brigar por medalhas entre os dias 22 e 25, nas modalidades de atletismo, badminton, futsal e voleibol. A competição se encerra com os confrontos do ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez entre os dias 27 e 30 de novembro.

 

Resultados do Paraná nos últimos anos

Na edição de 2016 o Paraná fez história ao conquistar a primeira colocação no quadro geral de medalhas. A delegação paranaense somou 20 medalhas de ouro, 15 prata e 15 de bronze, nas disputas das 13 modalidades para alunos-atletas de 12 a 14 anos, em João Pessoa (PB).

 

O título de campeão geral veio em 2017 na etapa realizada em Curitiba, na mesma categoria. Com um total de 32 medalhas de ouro, o Paraná obteve cinco a mais que o segundo colocado, São Paulo, que é referência no desporto escolar. Das 13 modalidades em disputa na capital paranaense, os paranaenses conquistaram 65 medalhas em 11 modalidades, sendo 8 individuais e 3 coletivas.

 

No mesmo ano, na etapa de Brasília, na categoria 15 a 17 anos, a delegação paranaense fez a melhor campanha da história. Foram 46 medalhas conquistadas, cinco a mais que no ano anterior, colocando o Paraná na segunda colocação entre os demais Estados.

 

Em 2018, com um novo formato que uniu as duas categorias, o Paraná novamente alcançou a segunda colocação geral após conquistar 83 medalhas em Natal (RN). Foram 30 ouros, 18 pratas e 35 bronzes. Formada por 260 alunos-atletas e 32 técnicos, que representaram 119 instituições de ensino, provenientes de 40 cidades e 25 Núcleos Regionais de Educação de todo o estado, a delegação ficou atrás apenas de São Paulo.

 

Representantes das modalidades coletivas

12 a 14 anos
Basquetebol feminino: Colégio Passo a Passo, de Terra Rica
Basquetebol masculino: Colégio Positivo Júnior, de Curitiba
Futsal feminino: Colégio Estadual João Paulo II, de Arapoti
Handebol feminino: Colégio Dom Bosco Ahú, de Curitiba
Voleibol feminino: Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, de Guarapuava

15 a 17 anos
Basquetebol feminino: Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu
Basquetebol masculino: Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândico Rondon
Futsal feminino: Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde D’Oeste
Futsal masculino: Colégio São Francisco Xavier, de Maringá
Handebol feminino: Colégio São Francisco Xavier, de Maringá
Handebol masculino: Colégio Estadual Antonio T. de Oliveira, Campo Mourão
Voleibol feminino: Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba
Voleibol masculino: Colégio Estadual Fazenda Velha, de Araucária
Vôlei de praia feminino: Colégio Estadual Desembargador Antonio F.F. Costa, de Guaraniaçu
Vôlei de praia masculino: Colégio e Curso Dom Bosco, de Maringá

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina/Fesporte. 

GALERIA DE IMAGENS