Curitiba é campeã dos Jogos da Juventude 2023, seguida de Maringá e Londrina 23/10/2023 - 14:40

O Paraná já conhece os vencedores dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) 2023. Curitiba é a campeã, Maringá é vice-campeã e Londrina ficou em terceiro lugar na classificação geral. A competição foi encerrada neste fim de semana, em Londrina, que sediou a segunda parte da etapa final, disputada por mais de 2 mil atletas na faixa etária dos 17 anos, estudantes de escolas paranaenses públicas e particulares.

Realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com as federações esportivas e a Prefeitura de Londrina, os Jojups reuniram 22 mil pessoas desde o começo do ano, nas etapas iniciais. Eles fazem parte dos 11 jogos oficiais do Estado e abrangem 15 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Segundo o coordenador dos Jogos da Juventude, Agnaldo Luiz Baldo, mesmo com adversidades, as competições finais dos Jojups foram um sucesso. “Tivemos alguns problemas por causa de ventanias, mas conseguimos superar as dificuldades, realizamos uma abertura com ginásio lotado e as competições aconteceram da melhor maneira possível tanto nas modalidades coletivas quanto nas individuais”, comenta Baldo.

O Tribunal Especial de Justiça Desportiva dos Jojups concedeu às delegações de Londrina, Curitiba e Maringá o Troféu Disciplina, entregue aos municípios que melhor cumpriram as regras e que melhor se portaram frente a vitórias e derrotas.

Os resultados completos de cada modalidade podem ser acessados no site da SEES (AQUI).

 

AVENTURA E NATUREZA - No Norte Pioneiro, a agitação esportiva ficou por conta da etapa Angra Doce dos Jogos de Aventura e Natureza, que começou neste fim de semana (20 a 22) e segue até 29 de outubro nos municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Tomazina, todos próximos à divisa com São Paulo. A etapa Angra Doce fecha o calendário de eventos dos JANs 2023.

O Festival da Família, uma das atividades tradicionais dos JANs, realizado em Jacarezinho, com a parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, abiu o primeiro fim de semana da etapa Angra Doce. “No sábado, tivemos a Maratoninha da Federação de Desporto Escolar, aulas de ritmo com a equipe de acadêmicos do festival, banda Outrora animando as crianças e seus pais e amigos”, conta o coordenador do Festival da Família, Enzo Zamboni.

No domingo aconteceram apresentações de palco e atividades para as crianças, como tirolesa, escalada, pingue-pongue e bete-ombro .A meninada foi premiada no concurso e desfile Garotinho e Garotinha. Para finalizar o dia, o evento contou com uma apresentação sertaneja da cantora local Day.

Ainda em Jacarezinho, no sábado, aconteceu também o Desafio JAN, com Jeep Raid, e a apresentação de BMX Freestyle. A mesma apresentação ocorrreu em Ribeirão Claro, no domingo. Em Siqueira Campos teve o torneio JAN Regional, com a disputa do Beach Soccer, no Balneário Alemoa. Em Tomazina, o Parque das Corredeiras foi palco do Campeonato Paranaense de Caiaque Cross, Caiaque Polo e Caiaque Slalom, além do campeonato paranaense de Voo Livre e do torneio regional de Beach Tennis.

“Estamos promovendo o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. O público compareceu e se divertiu em mais um fim de semana de bastante sol”, disse Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte da SEES.

Os Jogos de Aventura e Natureza são um projeto inovador que une a prática esportiva, turismo e a natureza em um evento itinerante que prioriza as mais belas paisagens do Paraná. A competição, criada pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria do Esporte, tem como objetivo movimentar a economia regional e proporcionar lazer à população.

 

KARATÊ SHUBU-DÔ - O Ginásio do Tarumã, pertencente ao Governo do Estado, foi sede do 2° Campeonato de Karatê Shubu-dô Ranking Nacional, realizado pela Associação de Artes Marciais e com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria do Esporte. O evento contou com a participação de 475 atletas com idades entre 6 e 64 anos, de 23 academias. Os atletas disputaram em duas modalidades, katá (coreografia) e lutas.

Durante o evento também aconteceram demonstrações de técnicas de espada (katana) e bastão médio (jô) da modalidade de Shinken-ryu Aikibudô.

“Tivemos um público de mais de 1,6 mil pessoas”, contou o presidente e fundador da Associação de Artes Marciais, o Grão Mestre Edson Carlos de Oliveira.

Localizado no bairro Tarumã, em Curitiba, o Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, foi inaugurado em 1965 e se tornou um ícone para o esporte, sendo o ginásio mais antigo do Estado. O calendário de atividades do espaço é definido pela Secretaria do Esporte, que atende solicitações de entidades esportivas conforme a demanda ao longo do ano, sempre levando em conta o interesse público e social.

 

PUNHOBOL – O Campeonato Mundial de Clubes de Punhobol, que foi disputado de quinta a domingo (19 a 22) no Clube Duque de Caxias, reuniu times do Brasil, da Áustria, da Alemanha e da Suíça, definidos pelo ranking internacional da modalidade.

O torneio foi promovido pela International Fistball Association (IFA) e organizado pela Federação Paranaense de Punhobol, com apoio do Governo do Estado via Secretaria de Estado do Esporte.

No feminino, o título ficou com a equipe alemã TV Jahn Schneverdingen, que bateu a equipe paranaense Clube Duque de Caxias, heptacampeã mundial. No masculino, a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo ficou com a medalha de ouro ao vencer o TSV Pfungstadt, da Alemanha – foi o sétimo título mundial da equipe do Rio Grande do Sul.

“As disputas foram muito grandes dentro de campo porque os times que aqui estiveram nessa final já vêm ao longo do ano ranqueando pontos para chegar à final”, disse José Roberto Vinharski, presidente da Federação Paranaense de Punhobol. O próximo campeonato deve ser disputado na cidade de Mannheim, na Alemanha.

GALERIA DE IMAGENS