Começa nesta semana a segunda etapa da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná 24/05/2022 - 13:26

Começa nesta quinta-feira (26), a segunda etapa da fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná em 16 cidades-sede, sendo elas: Goioerê, Jardim Alegre, Kaloré/Marumbi, Loanda, Marquinho, Nova Prata do Iguaçu, Palmital, Pérola, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Santa Mariana, Tapejara, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.

A segunda etapa da fase regional dos Jogos Escolares acontece simultaneamente nas 16 cidades-sede entre os dias 26 e 31 de maio, conta com a participação de 183 municípios e tem ao todo 17.751 inscritos entre atletas e dirigentes.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, comenta que mesmo com a queda de 10% no número de inscrições em comparação aos JEPS de 2019, é muito gratificante ver a volta dos jovens ao esporte, “Estaremos realizando agora, de 26 a 31 de maio, às últimas 16 das 32 regionais dos Jogos Escolares do Paraná. Tivemos um total de 41 mil participantes, em 2019 foram em torno de 50 mil, então tivemos uma queda de cerca de 10%, que já era uma queda previsível diante dos dois anos de afastamento. Mas estamos bastante felizes porque o número de participantes é bem grande ainda, e vamos fechar essa segunda regional com muito sucesso. Depois dessa fase vem a macrorregional, em seguida as finais, e depois começamos a nos preparar para as competições nacionais.”

Ao todo, serão disputadas 7 modalidades regulares, sendo elas: atletismo, basquete, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, além de 2 modalidades destinadas a alunos com deficiência (ACD), sendo o atletismo e o futsal.

Os campeões das fases regionais se classificam para a fase macrorregional que acontece entre os dias 15 e 19 de junho nas cidades de Pontal do Paraná, Pinhão, Dois Vizinhos, Medianeira, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã e Siqueira Campos. As fases finais aconteceram nos meses de julho e agosto, em duas cidades: a categoria B (12 a 14 anos) será disputada em Campo Mourão, entre 15 e 23 de julho, já a categoria A (15 a 17 anos) será realizada na cidade de Pato Branco, entre os dias 5 e 13 de agosto.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das Prefeituras Municipais.