Com apoio do Estado, Curitiba recebe Campeonato Paranaense de Patinação Artística no Gelo 07/03/2024 - 12:22

O Campeonato Paranaense de Patinação Artística no Gelo 2024 acontece neste domingo (10) na pista de patinação do Jockey Plaza Shopping, em Curitiba. O evento, incentivado pelo Governo do Estado por meio do Proesporte, conta com a presença de atletas da elite de patinação artística no gelo.

A pista, chamada de Vikings no Gelo, abre às 9h para treinamento dos atletas e às 11h para aquecimento. A competição acontece entre 11h30 e 12h30, com apresentação das categorias pré-iniciante, iniciante, básico e internacional.

Otávio Vinícius Taguchi, coordenador do Proesporte, diz que Curitiba será o epicentro da patinação no gelo neste próximo final de semana. “A competição reunirá não apenas os melhores atletas do Paraná, mas também os talentosos alunos da escola Footwork. Este evento democratiza o acesso às crianças, oferecendo uma oportunidade de experimentar uma atividade nova”, afirma.

O diretor executivo da Federação de Esportes no Gelo do Estado do Paraná e coordenador do projeto, Cleber Reikdal, destaca a importância da vitrine. “A patinação no gelo é pouco incentivada em países tropicais. O fomento dos atletas através do Proesporte permite desenvolver a categoria”, afirma. "Nos últimos anos, as competições aconteceram em Canoas, Rio de Janeiro, Gramado e São Paulo, mas apenas com apresentações, pois não havia atletas suficientes”.

Maria Joaquina, campeã mundial de patinação em rodas e representante do Brasil no Grand Prix Júnior de 2022 e 2023, vai participar do evento. "Estou muito ansiosa porque vamos ter, pela primeira vez, uma competição desse porte aqui no Paraná”, conta.

Ela participa da primeira equipe elite de patinação artística no gelo do Estado Além dela, outro destaque é Thalia Cavalcanti, atual campeã sul-americana de patinação em rodas. A equipe se apresenta gratuitamente todas as sextas-feiras, às 19h, no Jockey Plaza Shopping, com duração aproximada de dez minutos.

GALERIA DE IMAGENS