Bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica vence Copa Internacional de BMX Freestyle 02/10/2023 - 13:27

A atleta paranaense Eduarda Bordignon, de Marechal Cândido Rondon, três vezes bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado, foi a campeã da Copa Internacional de BMX Freestyle, neste fim de semana, em Maringá. Duda é uma das promessas para integrar a Seleção Brasileira da modalidade nos Jogos de Paris 2024.

Valendo pontos para as próximas Olimpíadas, o campeonato fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Corredores das Águas, com realização da Federação Paranaense de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Maringá.

A Copa contou com mais de 70 atletas da categoria C1, de cinco países: Argentina, Colômbia, Paraguai, Canadá e Brasil.

“Estamos muito perto de conseguir a vaga olímpica e, com certeza, esse campeonato foi muito importante para a pontuação no ranking. É muito gratificante poder representar o nosso Estado em uma competição internacional de alto nível", comemorou Duda, de 23 anos.

Duda é tricampeã brasileira, campeã sul-americana e uma das convocadas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecem no final de outubro. “Foram quatro anos desejando essa convocação, compor a Seleção Brasileira era uma das minhas grandes vontades. Estamos construindo uma história linda com o BMX brasileiro e esse é só o começo, a pontinha do pé para Paris 2024”, ressaltou.

A diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Monica Braga, explica como foi o sistema de avaliação da competição. “Eles realizam diversas manobras radicais nas rampas, cada tipo de manobra tem uma pontuação. Além disso, tem uma série de itens que podem acrescentar ou tirar pontos, como colocar o pé no chão, que tira pontos”, complementou.

Ela destacou a relevância da competição para o cenário nacional da modalidade. “A Copa Internacional é extremamente importante porque só temos três campeonatos nessa categoria no Brasil e precisamos dela para formar a base, trazer a pontuação para conseguir a vaga olímpica do Brasil”, arrematou.

PROGRAMA – O Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, coordenado pela Secretaria do Esporte (SEES), é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

GALERIA DE IMAGENS